Hyundai IONIQ Forum banner
21 - 37 of 37 Posts
Mais uma opinião do tipo "não se preocupe com isso" por aqui. Essa é uma proteção puramente defensiva para evitar que detritos da estrada cortem os canais de resfriamento atrás dela. Parece que ela fez seu trabalho, e parece que está em ótima forma para continuar fazendo seu trabalho, e se você não teve nenhum erro de temperatura ou perdeu líquido de arrefecimento, acho que é seguro dizer que qualquer dano que ela esteja cobrindo é muito pequeno para se preocupar.

Se colocassem uma arma na minha cabeça e dissessem "conserte isso por menos de 50 mil", eu provavelmente colocaria apenas um pequeno pedaço de fibra de vidro nova sobre essa área para que ela não desfiasse mais ou entrasse neve/sal. Na verdade, se este fosse meu carro, eu consideraria seriamente adicionar um pouco de fita adesiva, apenas para manter a umidade fora (ou talvez uma fita um pouco mais durável do que fita adesiva, mas você entende a ideia).

Eu provavelmente removeria o escudo do carro para que ele possa ser trabalhado adequadamente em ambientes fechados, e usaria esteira e pasta de fibra de vidro para repará-lo. Em seguida, pintaria todo o escudo para que qualquer observador casual não se concentrasse naquela pequena área.

No final das contas, é como um capacete de motocicleta que foi arranhado em uma pequena queda. Nesse caso, você substituiria a tampa, não o cérebro dentro dela.

A proteção da bateria, feita de fibra de vidro e resina, tem uma certa flexibilidade, como todos os materiais. A sua ultrapassou claramente o seu limite de flexibilidade pela força do impacto que recebeu. A questão na minha mente é, no momento da sua quebra, quanta dessa força foi transferida para a bateria de alta voltagem. Quantos danos foram causados? Um pouco? Muito? Nenhum? Eu gostaria de remover a proteção para determinar como a bateria foi afetada antes de chegar à conclusão de que tudo está bem com a bateria.

OP tem que decidir sobre o risco. A melhor ação é o pior cenário, substituí-lo. Caso contrário, use o bom senso...
  • Observe a construção do chassi da bateria na desmontagem na postagem nº 20. O líquido de arrefecimento circula na parte inferior. Não há vazamento e nenhum sinal de problema na bateria/carga.
  • O dano está na borda. Se o impacto estiver além da blindagem, seria na borda do chassi da bateria, que parece ser a mais forte do vídeo de desmontagem.
  • Remover e remendar a blindagem não é trivial devido ao tamanho, remoção + limpeza + reaplicação do adesivo. Pode acabar quebrando a blindagem em outra área 😆 devido ao adesivo.
As postagens são de pessoas com diferentes níveis de educação, experiência e profissão. Dirija por mais algumas semanas para monitorar anormalidades. Se não houver, então fita adesiva ou vá por baixo para melhorar a condição com um kit de substituição de fibra de vidro ou não faça nada.

Suponho que você estivesse dirigindo quando os danos aconteceram. Por que você não está abrindo um sinistro de seguro de automóvel?
Essa seria uma pergunta justa se fosse definitivamente necessário substituir a bateria, mas neste momento todo este tópico se resume a "Eu peguei uma lasca de pedra no capô. Uma oficina diz que meu carro vai pegar fogo e vai me custar US$ 50 mil para consertar, a outra oficina diz para comprar uma caneta de tinta de US$ 10".

Se você tivesse uma lasca de tinta, você pagaria uma franquia de US$ 1.000 e aumentaria suas taxas de seguro para consertá-la?

Eu certamente entregaria a decisão à minha seguradora e pediria uma declaração por escrito sobre se ela precisa ser reparada, substituída ou não precisa de reparo. Isso deveria ser grátis, certo? Eu não sei se você é dono ou aluga seu veículo. Se for alugado, seria uma chatice se eles cobrassem 30.000 para devolver um carro com um residual de 20.000. Se for seu, você não poderia vendê-lo porque os potenciais proprietários o inspecionam e o reprovam por causa do "risco". Novamente, fazer com que sua seguradora dê uma olhada não significa que você tenha que fazer alguma coisa.

Essa seria uma pergunta justa se fosse definitivamente necessário substituir a bateria, mas neste ponto todo este tópico se resume a "Eu tenho uma lasca de pedra no capô. Uma oficina diz que meu carro vai pegar fogo e vai me custar US$ 50 mil para consertar, a outra oficina diz para comprar uma caneta de tinta de US$ 10."

Se você tivesse uma lasca de tinta, você pagaria uma franquia de US$ 1.000 e aumentaria suas taxas de seguro para consertá-la?
Não, mas se eu tivesse danos na parte inferior que pudessem ter comprometido a integridade de uma bateria que pudesse pegar fogo e matar todos a bordo, eu certamente investigaria cuidadosamente.

Discussion starter · #33 ·
Apenas uma atualização de que ainda não há atualização. Entrei em contato com a Hyundai através do portal da web deles e ainda não tive notícias deles. Estou fora da cidade por algumas semanas, então deixei o carro estacionado do lado de fora em vez da minha garagem. Não que eu espere que ele entre em combustão espontânea. Como eu disse antes, dirigi vários milhares de quilômetros com o carro danificado e não tive problemas. Também carreguei várias vezes em corrente contínua rápida na taxa de carregamento mais rápida em temperaturas acima de 37 graus Celsius. O sistema de resfriamento da bateria do carro parece totalmente normal, então não tenho motivos para suspeitar que a placa de resfriamento foi perfurada.

A minha pergunta depois de assistir a esses vídeos da Munro é se a folga de ar entre o escudo e a placa de resfriamento é uma folga de ar selada ou é tecnicamente aberta aos elementos?

Ok, vou dar a minha opinião. Além disso, apenas outro proprietário aleatório de I5 sem experiência profissional. Ninguém mais mencionou isso, se o buraco estivesse no meio da tampa da bandeja da bateria, eu estaria mais preocupado com algo penetrando na própria caixa da bateria. Como o buraco está na borda, onde ele se prende a um membro da estrutura (ou algo sólido), parece-me quase impossível que a bateria possa ser danificada. Concordo com os outros que substituir o parafuso e a tampa seria uma boa ideia, se for razoável. Caso contrário, substitua o parafuso e conserte o buraco.
A sua história me lembra a minha própria história de tristeza. Eu tinha um amado Accord de 1984, mandei trocar a embreagem na Califórnia e, pouco depois, nos mudamos para o sul do Oregon. Depois de cerca de 6 meses, a embreagem parou de funcionar. Eu a levei mancando para uma oficina mecânica independente (eu pensei!) bem respeitada. Eles me ligaram e disseram que precisava de um conjunto de embreagem totalmente novo...
Peguei o carro e levei-o à concessionária Honda local, que me ligou e disse que o cabo da embreagem estava quebrado e me deu um preço muito razoável para consertá-lo. Eu fui cliente deles por muitos anos após essa experiência.

Discussion starter · #35 ·
Okay, I'll chime in. Also, just another random I5 owner with zero professional experience. No else has mentioned this, if the hole was in the middle of the battery pan cover, I would be more worried about something penetrating the battery case itself. Because the hole is on the edge where it bolts to a frame member (or something solid) it looks to me be be near impossible that the battery could be damaged. I do agree with the others that replacing the bolt and cover would be a good idea, if reasonable. Otherwise replace the bolt and fix the hole.
Your story reminds me of my own tail of woe. I had a beloved 1984 Accord, I had the clutch replaced in California and shortly afterwards we moved to Southern Oregon. After 6 months or so the clutch stopped working. I limped it to a well respected (I thought!) independent auto repair shop. They called me and said it need a whole new clutch assembly...
I got the car and took it to the local Honda dealership, they called and said the clutch cable was broken and quoted me a very reasonable price to fix it. I was their customer for many years after that experience.
Sabe, ocorreu-me que o serviço inicial estava a tentar "me enganar", por assim dizer, ao dizer-me para substituir a bateria. Mas não consigo imaginar que alguém concorde com $52.000 para uma substituição de bateria quando se pode comprar uma versão nova e mais moderna do meu Ioniq 5 por menos do que isso. E não há nenhuma seguradora no mundo que pagaria isso quando poderia simplesmente dar baixa no carro e entregar-me um cheque por muito menos da metade desse valor pelo valor atual do carro. Talvez estivessem apenas a testar se eu era monumentalmente estúpido? É como oferecer-se para cortar a relva de alguém por $5.000. Provavelmente não vai encontrar muitos interessados nessa oferta....

Discussion starter · #37 ·
Atualização final desta saga. Levei o Ioniq 5 a um terceiro centro de serviço para ser inspecionado. Eles concordaram com o 2º centro de serviço que os danos eram superficiais e nada com que se preocupar. Eles me disseram que quaisquer problemas de bateria quase certamente seriam acompanhados por avisos no painel e códigos OBD (não houve nenhum). Então, acho que estou seguindo a maioria aqui e considerando o carro como bom. Eu ainda o estou dirigindo sem problemas.

21 - 37 of 37 Posts