Hyundai IONIQ Forum banner

Pequenos danos na bateria HV! Uma oficina diz para substituí-la por uma pequena fortuna, a outra diz que está tudo bem.

3.7K views 36 replies 22 participants last post by  nlc201  
#1 ·
Eu estava em uma viagem no mês passado quando tive um problema com o inversor do motor traseiro. Levei-o ao centro de serviço Hyundai mais próximo que pude encontrar e eles o consertaram sob garantia. Nenhum problema real lá. MAS, ao inspecionar meu '22 I5, eles notaram alguns danos na parte inferior da bateria de alta tensão. A base e a lateral estavam um pouco arranhadas com alguns danos à fibra de vidro e um dos parafusos de retenção estava quebrado ou faltando. Portanto, devo ter batido em algo na estrada, embora o único evento que eu possa pensar que poderia ter causado isso tenha sido um incidente tão pequeno que quase me esqueci dele. Então, foi uma surpresa para mim. Mas nem de longe tão surpreendente quanto o que aconteceu a seguir. Eles disseram que qualquer dano potencial à bateria de alta tensão exigia uma substituição completa da bateria. A razão era que eles não tinham certeza dos danos permitindo a contaminação como umidade / sujeira nas entranhas do pacote, o que obviamente seria ruim. A cotação que eles me deram para esta substituição foi... espere...

$52.472,15 USD.

Sim. Sem erros de digitação. Mais de 52 mil dólares. Mais do que um Ioniq 5 novo custa! Obviamente, isso está completamente fora de questão. Eles recomendaram que eu não o dirigisse mais por razões de segurança e entrasse em contato com meu seguro. Estou presumindo que meu seguro simplesmente escreveria o carro naquele momento, já que esse preço é mais do que o dobro do valor do meu carro. Então, mandei a oficina consertar o inversor sob garantia e, algumas semanas depois, peguei meu carro de volta e finalmente o dirigi de volta para Oregon, onde moro. Não estou entusiasmado com a situação, mas bastante resignado ao fato de que meu I5 seria cancelado, apesar de eu dirigi-lo por alguns milhares de quilômetros com esses danos na bateria sem problemas. Para ser claro, a bateria não vazou nenhum fluido, não gerou nenhum erro / códigos de diagnóstico ou se comportou de forma estranha de alguma forma desde que esses danos ocorreram.

Então, decidi obter uma segunda opinião no meu centro de serviço Hyundai local perto da minha casa. Eles voltaram com um prognóstico completamente diferente. Eles reconheceram os danos, mas os consideraram insignificantes para a operação da bateria, citando nenhuma evidência de que a própria bateria foi danificada ou comprometida de alguma forma. Apenas um pequeno arranhão e um parafuso faltando. Na opinião deles, o carro está bom para continuar dirigindo e não se preocupar com isso.

Então, duas opiniões muito diferentes! Eu sei qual eu prefiro, mas também quero ter certeza de que tudo está seguro. Eu postei fotos dos danos. Eu convido comentários!

Image

Image

Image

#2 ·
Obviamente, eu sou apenas uma pessoa aleatória na Internet, então minhas qualificações para responder a isso são inexistentes.

Dito isso, parece que uma capa protetora foi danificada em vez da própria bateria. Eu iria com o que seu revendedor local lhe disse e não me preocuparia com isso. Mas. . . Eu também poderia verificar se a capa protetora em si pode ser substituída.

#3 ·
Concordo com o Fan, veja só quanto custa uma capa de substituição. Enquanto a capa estiver fora, você pode ver quais danos, se houver, estão por trás dela. Dado que é basicamente um arranhão, duvido que haja mais danos. (Minhas qualificações e opiniões são igualmente não profissionais)

#6 ·
Apenas jogando um jogo de ponto / contraponto aqui. Embora a maioria de nós concorde que a bateria em si provavelmente não está danificada e que não somos técnicos de serviço treinados nesses carros, esta parte da postagem do OP vale a pena ser considerada: “A razão é que eles não tinham certeza dos danos, permitindo a contaminação como umidade / sujeira nas entranhas do pacote”.

Este é um ponto extremamente válido, mas concordo que deve ser reparável sem a necessidade de uma bateria HV totalmente nova.

#7 ·
Eu verificaria ocasionalmente com o Car Scanner para ver se há algum erro ou problema de tensão. O que eu já faço de qualquer maneira.

#9 ·
Eu digo para substituir a cobertura pela Hyundai (obviamente uma que diz "está tudo bem"). Depois de removida, eles podem realmente olhar para a bateria para ver SE há algum dano. Eu não deixaria assim só porque isso pode se tornar a causa da recusa da garantia mais tarde, SE realmente houver algum problema com a bateria, já que eles podem simplesmente apontar para esse dano como causa, mesmo que provavelmente não seja.

#10 · (Edited)
Danos cosméticos, por baixo, ninguém consegue ver. Vejo algumas rachaduras. São apenas superficiais? Caso contrário, podem se propagar com o tempo. Preencher o orifício do parafuso ausente com calafetagem?

Substitua o painel se o custo for razoável. Caso contrário, faça você mesmo para embelezá-lo. Ou apenas deixe assim.

#15 ·
Eu não sei se esse escudo deve ser à prova d'água, mas se essa é uma de suas funções, provavelmente está degradada, então eu não gostaria de deixá-lo como está; eu gostaria de mandar consertar o escudo por alguém que eu achasse competente ou substituí-lo.
Há grandes buracos no escudo, então ele não é à prova d'água. Mas eu o substituiria de qualquer maneira pela razão que já foi dita.

#17 ·
Obrigado a todos! Acho que o meu próximo passo será tentar entrar em contato com a própria Hyundai e obter a opinião deles sobre isso. Publicarei quaisquer atualizações aqui assim que as tiver. Enquanto isso, tenho conduzido o carro sem problemas. Tenho um leitor OBD instalado semi-permanentemente e ficarei de olho em quaisquer códigos que apareçam, embora não houvesse códigos relevantes na última vez que verifiquei. Minha principal preocupação seria a penetração de umidade nas entranhas da bateria. Aqui no noroeste do Pacífico, não chove quase nada durante o verão, mas isso muda drasticamente a partir de outubro, quando chove por 8 meses seguidos.

#18 ·
A minha principal preocupação seria a penetração de humidade no interior da bateria.
Essa proteção de plástico faz pouco para impedir a entrada de água. Ela tem vários furos redondos, mas é colada, se bem me lembro do vídeo da Munro & Associates. É a própria caixa da bateria que é realmente selada com soldas de fricção por toda a volta.

Mas, como em qualquer carro, isso não significa que você queira dirigir em águas profundas. Estradas molhadas normais não serão um problema.

#19 ·
Esta história me lembra minha própria experiência há 40 anos.

Eu estava viajando por uma rodovia em uma noite de neblina e entrei em uma curva muito rápido (foi repentino e uma surpresa).

Eu estercei demais e saí da estrada. Depois de fazer algumas rosquinhas na beira da estrada na grama molhada, o carro parou. Eu pulei para fora e parecia não haver nenhum dano. Eu manquei para casa, mas notei que a direção estava um pouco torta.

Levei o carro para uma oficina local e eles explicaram que a estrutura estava "torcida" e que seria um reparo muito caro. Eu relutei naquela avaliação e procurei uma segunda opinião.

Acontece que eu precisava fazer um alinhamento. Eu fiz isso e dirigi aquele carro por mais 16 anos sem problemas. Vai entender.

#25 ·
Mais uma opinião do tipo "não se preocupe com isso" por aqui. Essa é uma proteção puramente defensiva para evitar que detritos da estrada cortem os canais de resfriamento atrás dela. Parece que ela fez seu trabalho, e parece que está em ótima forma para continuar fazendo seu trabalho, e se você não teve nenhum erro de temperatura ou perdeu líquido de arrefecimento, acho que é seguro dizer que qualquer dano que ela esteja cobrindo é muito pequeno para se preocupar.

Se colocassem uma arma na minha cabeça e dissessem "conserte isso por menos de 50 mil", eu provavelmente colocaria apenas um pequeno pedaço de fibra de vidro nova sobre essa área para que ela não desfiasse mais ou entrasse neve/sal. Na verdade, se este fosse meu carro, eu consideraria seriamente adicionar um pouco de fita adesiva, apenas para manter a umidade fora (ou talvez uma fita um pouco mais durável do que fita adesiva, mas você entende a ideia).

#26 ·
Eu provavelmente removeria o escudo do carro para que ele possa ser trabalhado adequadamente em ambientes fechados, e usaria esteira e pasta de fibra de vidro para repará-lo. Em seguida, pintaria todo o escudo para que qualquer observador casual não se concentrasse naquela pequena área.

No final das contas, é como um capacete de motocicleta que foi arranhado em uma pequena queda. Nesse caso, você substituiria a tampa, não o cérebro dentro dela.

#27 ·
A proteção da bateria, feita de fibra de vidro e resina, tem uma certa flexibilidade, como todos os materiais. A sua ultrapassou claramente o seu limite de flexibilidade pela força do impacto que recebeu. A questão na minha mente é, no momento da sua quebra, quanta dessa força foi transferida para a bateria de alta voltagem. Quantos danos foram causados? Um pouco? Muito? Nenhum? Eu gostaria de remover a proteção para determinar como a bateria foi afetada antes de chegar à conclusão de que tudo está bem com a bateria.

#28 ·
OP tem que decidir sobre o risco. A melhor ação é o pior cenário, substituí-lo. Caso contrário, use o bom senso...
  • Observe a construção do chassi da bateria na desmontagem na postagem nº 20. O líquido de arrefecimento circula na parte inferior. Não há vazamento e nenhum sinal de problema na bateria/carga.
  • O dano está na borda. Se o impacto estiver além da blindagem, seria na borda do chassi da bateria, que parece ser a mais forte do vídeo de desmontagem.
  • Remover e remendar a blindagem não é trivial devido ao tamanho, remoção + limpeza + reaplicação do adesivo. Pode acabar quebrando a blindagem em outra área 😆 devido ao adesivo.
As postagens são de pessoas com diferentes níveis de educação, experiência e profissão. Dirija por mais algumas semanas para monitorar anormalidades. Se não houver, então fita adesiva ou vá por baixo para melhorar a condição com um kit de substituição de fibra de vidro ou não faça nada.

#30 ·
Suponho que você estivesse dirigindo quando os danos aconteceram. Por que você não está abrindo um sinistro de seguro de automóvel?
Essa seria uma pergunta justa se fosse definitivamente necessário substituir a bateria, mas neste momento todo este tópico se resume a "Eu peguei uma lasca de pedra no capô. Uma oficina diz que meu carro vai pegar fogo e vai me custar US$ 50 mil para consertar, a outra oficina diz para comprar uma caneta de tinta de US$ 10".

Se você tivesse uma lasca de tinta, você pagaria uma franquia de US$ 1.000 e aumentaria suas taxas de seguro para consertá-la?

#31 ·
Eu certamente entregaria a decisão à minha seguradora e pediria uma declaração por escrito sobre se ela precisa ser reparada, substituída ou não precisa de reparo. Isso deveria ser grátis, certo? Eu não sei se você é dono ou aluga seu veículo. Se for alugado, seria uma chatice se eles cobrassem 30.000 para devolver um carro com um residual de 20.000. Se for seu, você não poderia vendê-lo porque os potenciais proprietários o inspecionam e o reprovam por causa do "risco". Novamente, fazer com que sua seguradora dê uma olhada não significa que você tenha que fazer alguma coisa.