Sim, todos esses procedimentos que você mencionou estão disponíveis no GDS.
"Não estou interessado em atualizar o firmware, o revendedor terá que fazer isso de graça de qualquer maneira." - Acho que você está prestes a ter uma surpresa muito grande aqui. Os revendedores são conhecidos por não realizar nenhuma atualização TSB. Leva 30 minutos para realizar as atualizações e eles não poderiam cobrar por isso. Então, o que eles fazem? - Eles nunca se preocupam em atualizar, a menos que você tenha uma reclamação ou leve o TSB para eles e insista nisso. Eu tenho Toyota, Honda (os chamados líderes entre os fabricantes asiáticos) - nenhum recebeu nenhuma atualização, apesar de pedir em cada visita para atualizar meu carro. Claro, eles vão te dizer "tudo está bom", você está "atualizado", mas nada nunca é feito. Acabei de carregar no meu Camry 2009 a atualização AT de mudança de marcha brusca de 2009 em 2019 e ontem carreguei um Accord 2003 com uma atualização de 2011 e ele estava muito atrasado em relação a quaisquer atualizações, apesar de inúmeras visitas à saga do airbag. Ambas as atualizações foram problemas contínuos (não grandes, mas irritantes) nos meus carros, mas eu não tinha ideia de que havia uma solução para isso.
Então, se você quiser uma atualização - você tem que fazer isso sozinho ou ter um amigo trabalhando na concessionária para que isso aconteça.
A única instância de prova de atualização da ECU foi a Toyota depois que o recall de aceleração repentina foi realizado no meu carro, como eu não fiz isso por muito tempo, finalmente levei meu carro para fazer isso (5 ou 10 anos atrasado) e com certeza eles carregaram a atualização da ECU para este recall específico, mas ignoraram a atualização AT (foi apenas um clique extra do mouse). Mas todas as pessoas que foram fazer este recall antes - só têm o pedal raspado e não a atualização da ECU mais crítica que substituiria a entrada do pedal do acelerador quando os freios são engatados. A atualização da ECU lançada anos depois foi a solução real, não a piada do pedal raspado que a maioria das pessoas teve.