Hyundai IONIQ Forum banner

Sistema de Diagnóstico Automóvel Hyundai?

2 reading
48K views 81 replies 16 participants last post by  Ynon  
#1 ·
A Ross-Tech vende software de diagnóstico acessível baseado em Windows para carros do Grupo VW-Audi (cabo de interface e licença de software). É muito útil para solucionar problemas e modificar o comportamento de alguns dos controladores. Existe um fornecedor de software semelhante para o Hyundai Ioniq?

Uma pesquisa rápida no Google não revelou muita coisa, exceto sistemas muito caros do tipo concessionária ou genéricos.

#2 ·
A Ross-Tech vende software de diagnóstico acessível baseado em Windows para carros do Grupo VW-Audi (cabo de interface e licença de software). É muito útil para solucionar problemas e modificar o comportamento de alguns dos controladores. Existe um fornecedor de software semelhante para o Hyundai Ioniq?

Uma pesquisa rápida no Google não revelou muita coisa, exceto sistemas muito caros do tipo concessionária ou genéricos.
A coisa mais próxima é o GDS VCI no eBay por cerca de US$ 125, mas não suporta ioniq.

#12 · (Edited)
Este é o GDS VCI no eBay https://www.ebay.com/itm/263388889168?ViewItem=&item=263388889168
Até onde eu sei, ele não suporta ioniq.
Tenho boas notícias para vocês!
Eu tenho meu GDS VCI do aliexpress: Gds Vci Diagnostic Interface OBD2 Scan Tool para Hyundai Kia (com módulo de gatilho Função de registro de voo opcional)
Minhas expectativas eram baixas, pois é fato conhecido que o GDS não funciona no ano modelo após 2017. Então este foi exatamente o problema na primeira tentativa. A boa notícia - ele tem Ioniq EV e outros modelos Ioniq para 2017. O problema, no entanto, é que ele não reconheceria meu VIN do carro 2019. Ele pediria que você inserisse o VIN manualmente, mas então ele também não o reconheceria, pois o ano é codificado no VIN. Então eu perguntei em outro fórum VCI sobre o que eles fazem para acessar modelos 2018+. A sugestão foi trivial - basta inserir o VIN de 2017 do modelo semelhante, mas não consegui encontrar nenhum, então usei o script VINcalc.py da Tesla para gerar o VIN de 2017 com base no meu VIN EV 2019. E funcionou! Eu poderia acessar qualquer módulo no meu Ioniq agora.
Code:
python VINcalc.py -w "KMH" -m "C" -b "0" -r "5" -f "L" -d "H" -y "2017" -p "U" -n "000001"
substitua "000001" pelos últimos 6 números do seu VIN.
Aqui está um exemplo de VIN EV 2017: KMHC05LH6HU000001. A propósito, você não pode simplesmente alterar os últimos números, pois há um dígito de verificação calculado (6) logo antes do ano (H - 2017): 6H
Aqui está uma calculadora de dígitos de verificação VIN: Calculadora de dígitos de verificação VIN. Basta pegar seu VIN, substituir a 10ª letra por H e usar a calculadora para obter o dígito de verificação na 9ª posição.
Eu não ousaria atualizar meu firmware com este software, no entanto. A Hyundai permite que qualquer pessoa atualize seu firmware com o download do aplicativo J2534_HMA por uma taxa única de US$ 75 (uso em qualquer veículo Hyundai sem limite) e você deve ter uma interface pass-through J2534 compatível. Verifiquei as atualizações hoje com J2534_HMA e não há atualizações disponíveis para meu Ioniq EV 2019.
30851

#5 ·
Meu vendedor achou que eu poderia sentar com um dos técnicos de serviço e examinar o carro, embora eu não tenha recebido isso por escrito. Estou me perguntando o que pode ser alterado, ativado ou desativado. Adoraria desligar o bipe de ré, sinto que estou dirigindo um caminhão de lixo.

#6 ·
Meu vendedor achou que eu poderia sentar com um dos técnicos de serviço e examinar o carro, embora eu não tenha recebido isso por escrito. Estou me perguntando o que pode ser alterado, ativado ou desativado. Adoraria desligar o bipe de ré, sinto que estou dirigindo um caminhão de lixo.
A única coisa que preciso é trocar o Fluido do Atuador da Embreagem do Motor. No entanto, cada vez mais membros aqui disseram que não precisa ser trocado com tanta frequência. De qualquer forma, por favor, nos avise o que ele pode fazer quando tiver a chance de experimentá-lo.

#7 ·
No VW, com o Ross Tech VCDS, consigo configurar muitas das funcionalidades de conveniência. Por exemplo, o padrão de fábrica para o alerta do sensor de estacionamento é o mesmo volume para os sensores dianteiros e traseiros. Gosto de saber quais sensores estão a enviar o alerta, por isso defino o alerta dos sensores de estacionamento traseiros para um volume diferente dos sensores dianteiros.

O nosso Ioniq ainda não foi entregue, por isso não sei que funcionalidades de conveniência gostaria de alterar, mas suspeito que algumas das funcionalidades de segurança seriam menos irritantes se fossem desativadas.

#11 ·
No VW, com o Ross Tech VCDS, consigo configurar muitos dos recursos de conveniência. Por exemplo, o padrão de fábrica para o alerta do sensor de estacionamento é o mesmo volume para os sensores dianteiros e traseiros. Gosto de saber quais sensores estão enviando o alerta, então defino o alerta dos sensores de estacionamento traseiros para um volume diferente dos sensores dianteiros.

Nosso Ioniq ainda não foi entregue, então não sei quais recursos de conveniência gostaria de alterar, mas suspeito que alguns dos recursos de babá seriam menos irritantes se fossem desativados.
Com o VCDS, você poderia mudar muita coisa, até mesmo forçar o diferencial eletrônico, com que frequência seus faróis eram lavados, quais luzes eram usadas para seguir em casa, etc. etc. Era muito complexo e em mãos erradas poderia significar que o carro não funcionaria corretamente. Conheço um sujeito que passou muito tempo com este software (e ainda mais complicado da VAG) e ele poderia fazer mágica no seu carro... não acho que seja possível para nossos Ioniqs, mas mesmo que fosse possível, a falta de informações online e mexer com algumas configurações poderia levar à inutilização do seu carro. Ainda seria ótimo ter algo semelhante ao VCDS :).

#9 ·
Gostaria de desligar o bipe de marcha atrás, sinto que estou a conduzir um camião de lixo.
Sei o que queres dizer, mas o aviso de marcha atrás é para o benefício dos peões. E indiretamente para o condutor, para evitar litígios depois de atropelar silenciosamente um membro menos atento da sociedade :)

#10 ·
Os meus queridos vizinhos ignoram o sinal sonoro de marcha atrás, e eu levo com uma carga de insultos dos pais se abro a porta e lhes pergunto "se eles estão mesmo a tentar ser atropelados por estarem a correr atrás do meu carro quando eu estou a fazer marcha atrás para a entrada". Tenho a certeza de que são candidatos ao prémio Darwin.

#18 ·
Eu não ousaria atualizar meu firmware com este software. Eu simplesmente tenho um aplicativo oficial de atualização de firmware da Hyundai. Mas, basicamente, cada módulo tem uma ID atribuída e uma versão de firmware. O software procura atualizações com base nas IDs dos módulos e suas versões de firmware prospectivas para encontrar as últimas atualizações correspondentes. Então, eu acho que o GDS poderia ser usado para piscar/programar atualizações, mesmo com o VIN de 2017, porque o VIN não é usado na verificação de atualização do módulo, apenas a ID do módulo e sua versão de firmware.

#19 ·
"Eu não ousaria atualizar meu firmware com este software." - Eu simplesmente tenho um aplicativo oficial de atualização de firmware da Hyundai. Mas, basicamente, cada módulo tem um ID atribuído e uma versão de firmware. O software procura atualizações com base nos IDs dos módulos e suas versões de firmware para encontrar as últimas atualizações correspondentes. Então, eu acho que o GDS poderia ser usado para atualizar/programar atualizações, mesmo com o VIN de 2017, porque o VIN não é usado na verificação de atualização do módulo, apenas o ID do módulo e sua versão de firmware.
Obrigado pela informação. Não estou interessado em atualizar o firmware, o revendedor terá que fazer isso de graça de qualquer maneira. Estou interessado em procedimentos de manutenção como reaprendizagem do atuador da embreagem, sangria do fluido do atuador da embreagem, reaprendizagem da DCT, sangria do sistema de freio, coisas assim.

#20 · (Edited)
Sim, todos esses procedimentos que você mencionou estão disponíveis no GDS.

"Não estou interessado em atualizar o firmware, o revendedor terá que fazer isso de graça de qualquer maneira." - Acho que você está prestes a ter uma surpresa muito grande aqui. Os revendedores são conhecidos por não realizar nenhuma atualização TSB. Leva 30 minutos para realizar as atualizações e eles não poderiam cobrar por isso. Então, o que eles fazem? - Eles nunca se preocupam em atualizar, a menos que você tenha uma reclamação ou leve o TSB para eles e insista nisso. Eu tenho Toyota, Honda (os chamados líderes entre os fabricantes asiáticos) - nenhum recebeu nenhuma atualização, apesar de pedir em cada visita para atualizar meu carro. Claro, eles vão te dizer "tudo está bom", você está "atualizado", mas nada nunca é feito. Acabei de carregar no meu Camry 2009 a atualização AT de mudança de marcha brusca de 2009 em 2019 e ontem carreguei um Accord 2003 com uma atualização de 2011 e ele estava muito atrasado em relação a quaisquer atualizações, apesar de inúmeras visitas à saga do airbag. Ambas as atualizações foram problemas contínuos (não grandes, mas irritantes) nos meus carros, mas eu não tinha ideia de que havia uma solução para isso.

Então, se você quiser uma atualização - você tem que fazer isso sozinho ou ter um amigo trabalhando na concessionária para que isso aconteça.

A única instância de prova de atualização da ECU foi a Toyota depois que o recall de aceleração repentina foi realizado no meu carro, como eu não fiz isso por muito tempo, finalmente levei meu carro para fazer isso (5 ou 10 anos atrasado) e com certeza eles carregaram a atualização da ECU para este recall específico, mas ignoraram a atualização AT (foi apenas um clique extra do mouse). Mas todas as pessoas que foram fazer este recall antes - só têm o pedal raspado e não a atualização da ECU mais crítica que substituiria a entrada do pedal do acelerador quando os freios são engatados. A atualização da ECU lançada anos depois foi a solução real, não a piada do pedal raspado que a maioria das pessoas teve.

#21 ·
Então, se você quiser uma atualização - você tem que fazê-la sozinho ou ter um amigo trabalhando no steeler-ship para que isso aconteça.
Agora estou preocupado com a atualização do firmware. Você disse que tem software oficial para fazer a atualização. Que software é esse?

Eu concordo totalmente com o termo "Steeler-ship"

#24 · (Edited)
Vai mergulhar no GDS/VCI. Obrigado pela contribuição.
Quando você o receber, alguns arquivos de chunk arquivados podem não ser legíveis ao copiar dos DVDs fornecidos. Anote o nome do arquivo, ignore-o e envie uma mensagem ao vendedor para fornecer um link de download para arquivos ilegíveis (liste os nomes dos arquivos que você observou durante a cópia) e o vendedor fornecerá links, para que você possa extrair o software do arquivo de várias partes. Não use a ferramenta daemon de imagem de DVD fornecida para montar imagens iso de software, em vez disso, monte imagens iso com Virtual CloneDrive ou outras ferramentas gratuitas de montagem de imagem de CD em que você confia. Eu também não clicaria no vídeo da instalação, apenas assista no youtube. Vai demorar um pouco, e então todas as atualizações online após o primeiro lançamento do aplicativo GDS seriam igualmente longas. Deixe terminar, e então atualize o firmware em seu VCI, pois seria muito novo v.2.27 vs. 2.24 usado pela versão GDS US para corresponder à versão GDS VCI.dll. Não há perigo de que seu VCI seja colocado na lista negra, pois o aplicativo GDS não é mais atualizado.

#29 ·
Será que este software consegue ativar o recurso "auto hold" no Ioniq EV por padrão, eu me pergunto? É realmente frustrante ter que pressionar esse botão toda vez que ligo o carro.
Eu sei que o Launch X431 chinês suporta Ioniq EV/Hybrid, mas é um pouco caro.

#30 ·
Será que este software pode ativar o recurso "auto hold" no Ioniq EV por padrão, eu me pergunto? É realmente frustrante ter que pressionar esse botão toda vez que ligo o carro.
Eu sei que o Launch X431 chinês suporta Ioniq EV/Hybrid, mas é um pouco caro.
Tais coisas seriam expostas nas configurações da interface do usuário do seu carro. Apenas uma observação geral da ferramenta do revendedor - ela não oferece nada extra do que já está disponível na interface do usuário. A Hyundai está fazendo um bom trabalho ao expor todas as configurações úteis ao usuário.

#42 ·
IonicEV , mais uma vez... obrigado, muito legal! Recebi meu gds/vci e depois de horas de instalação (reconfigurei meu laptop win10 para inicializar em dual boot com win 7) ele instalou!!! Ele não lista meu ioniq, mas está atualizando....... exatamente o que eu estava procurando!
Estou esperando o meu chegar. Ele requer o Windows 7? Posso instalá-lo no Windows 10?

#46 ·
Alguma informação para a versão europeia? Posso ver que os anúncios da China pedem para comprar outro disco rígido com software europeu, mas isso parece estranho e o software que eles vendem parece ser apenas até 2016.

#51 ·
Verifique a documentação que veio com a unidade para ver se eles recomendam o win 10, o meu não, você também precisa de todos os arquivos rar.
Eu sei que o vendedor recomenda o Windows 7, mas como não é um REQUISITO. Estou no processo de obter o part24.rar e tentarei instalá-lo novamente depois de ter o arquivo.

#54 · (Edited)
Não consigo conectar ao carro. Estou tentando conectar ao meu HEV 2017. Tentei tanto o ODB sob o painel quanto a porta de "Diagnóstico" sob o capô, mas o GDS continua dizendo que não há comunicação com o veículo. Alguma sugestão?
31588
31589
31590