Hyundai IONIQ Forum banner

Em relação à saúde da bateria para um Hyundai Ioniq (2016-2022) Hybrid de 2021

4.7K views 18 replies 9 participants last post by  maz  
#1 ·
Olá,
Estou procurando um Hyundai Ioniq Hybrid 2021 que rodou 34.000 km no total. Pedi ao revendedor para fornecer um relatório da verificação da saúde da bateria no sistema híbrido, que vem com uma bateria de 240V e, embora eles afirmem que não podem fazer a verificação da saúde, as leituras de tensão parecem boas.
Em anexo estão as capturas de tela que eles me forneceram.
Alguém poderia me dizer se as leituras estão boas?
Este é um veículo elétrico híbrido 1.6L GDI, que, de acordo com a Wikipedia, vem com uma bateria de íon de lítio de 1,38 kwh.
No entanto, a quarta captura de tela confirma uma potência de carga disponível de 39,00 kW e uma potência de descarga de 42,00 kW. Não tenho certeza do que isso significa - alguém pode esclarecer? O revendedor está correto ou eles estão jogando enviando outra coisa para fazer um negócio rápido?
Espero ouvir de todos vocês.
Obrigado antecipadamente!

Attachments

#2 ·
Carga XX é o que o pacote pode suportar enquanto está recarregando.
Descarga XX é a maior potência que ele pode enviar para o motor.
Esses números mudam dependendo do nível da bateria, da temperatura, da idade e de quantas vezes ela foi carregada.
Peça ao técnico para vir com o scanner de fábrica e verificar tudo, rolando até o final.
Você verá a saúde da bateria e muito mais.

#3 ·
Charge XX é o que o pacote pode suportar enquanto está recarregando.
Discharge XX é a maior potência que ele pode enviar para o motor.
Esses números mudam dependendo do nível da bateria, temperatura, idade e quantas vezes ela foi carregada.
Peça ao técnico para vir com o scanner de fábrica e verificar tudo, rolando até o final
Você verá a saúde da bateria e muito mais.
Esses valores estão ok para um Hyundai ioniq híbrido de 3 anos com 20.000 milhas ou 34.000 km?

#5 ·
1,3 kWh é a capacidade energética da Bateria de Tração. Esta Bateria de Tração é composta por 64 células de lítio (eu presumo) em série, e estas operam entre 3,6 V e 4,1 V, dependendo de quão cheias estão. Então 64x4 = 256, então você tem um Motor/Gerador de Tração DC de 250V para auxiliar. Em termos de VE, você esperaria obter cerca de 4 milhas/kWh, então se esta bateria estiver cheia, você pode ver cerca de 5 milhas de alcance elétrico puro. Mas TODA a sua energia vem da gasolina, então esta bateria é realmente destinada a ser um sistema de recuperação de energia. Então, quando você freia nos semáforos, ela carrega, e quando você sai, ela descarrega, reduzindo a quantidade de gasolina que você usa para acelerar novamente. Em média, é talvez provável que esta bateria fique com cerca de 50% de carga, então é improvável que você consiga fazer uma viagem de 5 milhas sem gasolina, a menos que você tenha acabado de descer uma lllonga colina e conseguiu enchê-la em 100% na descida.

A potência do Motor Elétrico é de 42 kW, isso é cerca de 56 HP, mas seu motor a gasolina é muito mais do que isso. Então, para evitar o uso de gasolina, você deve acelerar com muita suavidade!

Em uma longa viagem de autoestrada em velocidade constante, não está fazendo absolutamente nada para ajudar. O fato de todas as células terem a mesma voltagem significa que parece estar em boas condições. À medida que a bateria se degrada, as células ainda devem permanecer nas mesmas voltagens umas das outras, então você não pode dizer o quão desgastado está o Pacote de Bateria, apenas pelas voltagens.

#6 ·
A beleza desta combinação motor/bateria é que você não tem absolutamente nenhum controle sobre o que ela faz e quando, então apenas entre e dirija. Eu faço isso e não me importo com a saúde da bateria, tudo o que posso dizer é que meu modelo britânico 2020 1st Edition HEV agora tem 116.000 milhas no Reino Unido e está tão bom hoje quanto estava no primeiro dia.

Você não pode forçá-lo a permanecer no modo EV, ele decidirá quando e como rodar o ICE, o que proporciona uma experiência muito mais simples e menos estressante, porque sei que não posso influenciá-lo e sim, o objetivo do carro é tentar manter a bateria no terço médio do medidor.

#12 ·
A beleza desta combinação motor/bateria é que você não tem absolutamente nenhum controle sobre o que ela faz e quando, então apenas entre e dirija. Eu faço isso e não me importo com a saúde da bateria, tudo o que posso dizer é que meu HEV 1st Edition 2020, com especificações do Reino Unido, agora tem 116.000 milhas no Reino Unido e está tão bom hoje quanto estava no primeiro dia.

Você não pode forçá-lo a permanecer no modo EV, ele decidirá quando e como executar o ICE, o que proporciona uma experiência muito mais simples e menos estressante, porque sei que não posso influenciá-lo e sim, o objetivo do carro é tentar manter o pacote no terço médio do medidor.
Depois de possuir dois híbridos plug-in e um Ev completo, isso faz parte da alegria de agora possuir um Ioniq Hev. Não há necessidade de pensar no estado de carga. Pelo que vejo, a bateria realmente tenta se manter no terço do meio. Meu carro tem pouco mais de 100.000 milhas e dirige como um carro com 10.000 milhas.

#9 ·
Vê-los todos iguais não é incomum. Eu vi isso no meu Ioniq 38, com 88 células. Embora o BMS provavelmente possa ver a terceira casa decimal, isso não parece ser exibido, por exemplo, pelo aplicativo Car Scanner. Acredita-se que uma boa bateria deve ter todas as células dentro de 0,02 V uma da outra, 0,04 V é aceitável, mais do que isso sugere que algo está errado e precisa de mais verificação. Então, eu acho que esses aplicativos provavelmente arredondam para os intervalos mais próximos de 0,02 V.

Eu não vi intervalos de 0,01 V do Car Scanner no meu Ioniq, ou de outro aplicativo que eu usei, então eu suspeito que o BMS está arredondando tudo o que está preparado para dizer ao mundo exterior. Os clientes são menos propensos a reclamar aos revendedores que "Algo está errado, as tensões são diferentes!" se eles puderem arredondá-los para que todos pareçam iguais. Diferenças de alguns milivolts estarão lá, mas quem se importa?

#11 ·
A resolução de 0,02 V dos relatórios OBD é porque existem 8 bits (um byte) alocados para cada célula no relatório. 8 bits fornecem apenas 256 valores discretos, o que significa que, com uma resolução de 0,001 V, você só poderia relatar de 0 a 0,255 V - não o suficiente para uma célula de íon de lítio. 0,01 V o aproximaria com uma faixa de 0 a 2,55 V, mas ainda não o suficiente. 0,02 V funciona muito bem com uma faixa de 0 a 5,10 V, mais do que suficiente para as capacidades de uma célula. O que o BMS usa internamente é uma questão de opinião, mas é isso que ele pode nos dizer via OBD com o formato de dados que a Hyundai (talvez toda a indústria?) escolheu usar.

#13 · (Edited)
Tenho 330.000 km com o meu Hybrid 2017, e ainda não há sinais de qualquer degradação da bateria, nem quaisquer sinais de comportamento anormal. O sistema mantém a bateria entre ≈ 40% e 70% em todos os momentos e faz isso de forma totalmente independente. A única maneira de carregar a bateria quase totalmente é manter o Modo Sport ligado por longos períodos de tempo, e o carro irá descarregá-la imediatamente quando puder. Parece não haver maneira de um Ioniq Hybrid perder suas baterias em uso normal, pois os ciclos são curtos e suaves e o barramento de energia bem programado. Se você fizer um test drive em um Ioniq e ele se comportar normalmente, ficarei feliz.

Eu me concentraria mais no motor e na transmissão; verifique com que frequência eles foram revisados e onde (anualmente, pois a quilometragem é muito baixa). Eles também são muito confiáveis, se os fluidos etc. tiverem sido revisados regularmente. Ainda estou esperando pela primeira falha 'séria' no meu Ioniq 2017; é um relógio.

(Edição: é claro, se a quilometragem for muito baixa, haveria a possibilidade de uma bateria totalmente descarregada, se o carro não tiver sido usado por um longo tempo. Isso pode criar problemas, o manual recomenda iniciar o sistema a cada 3 ou 4 meses. Se o carro tiver uma bateria de 12V separada, a bateria de alta voltagem é totalmente desconectada quando desligada, portanto, ela não descarregará além de internamente. A bateria de 12V certamente estaria morta, a menos que fosse recarregada com frequência. Se tiver uma seção de 12V integrada na bateria HV, isso pode causar descarga total quando o carro for armazenado.)

#15 ·
Tenho 330.000 km com o meu Hybrid de 2017 e ainda não há sinais de degradação da bateria, nem sinais de comportamento anormal. O sistema mantém a bateria entre ≈ 40% e 70% o tempo todo e faz isso de forma totalmente independente. A única maneira de carregar a bateria quase totalmente é manter o Modo Sport ligado por longos períodos de tempo, e o carro a descarregará imediatamente quando puder. Parece não haver maneira de um Ioniq Hybrid perder suas baterias em uso normal, pois os ciclos são curtos e suaves e o barramento de energia é bem programado. Se você fizer um test drive em um Ioniq e ele se comportar normalmente, ficarei feliz.

Eu me concentraria mais no motor e na transmissão; verifique com que frequência eles foram revisados e onde (anualmente, pois a quilometragem é tão baixa). Eles também são muito confiáveis, se os fluidos etc. foram revisados regularmente. Ainda estou esperando a primeira falha séria no meu Ioniq 2017; é um relógio.

(Edição: é claro que, se a quilometragem for muito baixa, haveria a possibilidade de uma bateria totalmente descarregada, se o carro não for usado por um longo tempo. Isso pode criar problemas, o manual recomenda iniciar o sistema a cada 3 ou 4 meses. Se o carro tiver uma bateria de 12V separada, a bateria de alta voltagem é totalmente desconectada quando desligada, portanto, não descarregará além de internamente. A bateria de 12V certamente estaria morta, a menos que fosse recarregada com frequência. Se tiver uma seção de 12V integrada na bateria HV, isso pode causar descarga total quando o carro for armazenado.)
Nesse caso, como lidamos com cenários em que podemos ter que viajar para o exterior por alguns meses ou mais? Alguma dica?

#16 ·
Olá pessoal, tenho mais algumas perguntas, que espero que todos possam responder. Eu li o manual do Ioniq quando testei o veículo e não consegui descobrir imediatamente quais modos de condução existem no modelo de entrada híbrido Hyundai Ioniq 2021. O carro começa no modo Eco e entendo que posso ativar o modo esportivo movendo a alavanca de câmbio para a esquerda. Tenho algumas perguntas a este respeito. Existe algum modo "Normal" que dê uma aceleração um pouco mais rápida que o modo esportivo? Se sim, como selecionar este modo? Além disso, as pessoas da minha família não se sentiriam muito confortáveis ​​usando as borboletas, então no modo esportivo o carro pode ser dirigido em transmissão automática ou apenas por meio de uma borboleta?

#18 ·
Olá pessoal, tenho mais algumas perguntas, que espero que todos possam responder.
Eu li o manual do Ioniq quando testei o veículo e não consegui descobrir imediatamente quais modos de condução existem no modelo de entrada híbrido Hyundai Ioniq 2021.
O carro começa no modo Eco e eu entendo que posso ativar o modo esportivo movendo a alavanca de câmbio para a esquerda.
Tenho algumas perguntas a esse respeito.
Existe algum modo "Normal" que dê uma aceleração um pouco mais rápida que o modo esportivo? Se sim, como selecionar este modo?
Além disso, as pessoas da minha família não se sentiriam muito confortáveis ​​usando as borboletas, então no modo esportivo o carro pode ser dirigido em transmissão automática ou apenas por meio de uma borboleta?
Não há modo 'Normal'. Apenas eco e esportivo. Eu raramente saio do modo eco.
Você não precisa tocar nas borboletas no modo esportivo ou eco. Eles só são usados ​​se você quiser substituir a seleção DCT, por exemplo, reduzir para uma marcha mais baixa do que foi selecionada.

#17 ·
Carregador inteligente se você tiver uma bateria de chumbo-ácido. HEV com bateria de lítio de 12 volts? Não haverá descarga da bateria de alta voltagem enquanto estiver ausente, pois ela está completamente desconectada por meio de um relé. PHEV ou BEV com bateria de chumbo-ácido? Desconecte a bateria de 12 volts do seu carro e, da mesma forma, sua bateria de tração não descarregará. Idealmente, estacione-o com uma carga de bateria de tração de 50%.

#19 ·
Sim, é uma transmissão automática por padrão, há pouca vantagem em substituí-la pelas borboletas no modo desportivo. A transmissão DCT é mais rápida a fazer o seu trabalho automaticamente do que por comandos de borboleta. Uso o modo desportivo com frequência em trânsito intenso, o carro é muito ágil e prático no modo desportivo e económico no modo eco. As borboletas são úteis ao descer em modo eco se não puder usar o controlo de velocidade para o mesmo efeito.