Hyundai IONIQ Forum banner

VÍDEO IMPERDÍVEL, especialmente para usuários de i-Pedal

13K views 55 replies 24 participants last post by  Skyhawk828  
#1 ·
#2 ·
Isso pode ser perigoso e, como ele menciona um pouco no vídeo, um motivo para falhas em acidentes e multas da polícia.

EDIT: Para aqueles que não querem ver, a análise rápida. No i-Pedal, as luzes de freio não acendem antes de soltar totalmente o pedal do acelerador ou o carro parar completamente. Com os diferentes modos de regeneração, também é preciso soltar totalmente o pedal do acelerador.

Os carros atrás não o verão freando na maior parte do tempo, se você não usar o pedal do freio.

Eu acho que isso acontece em outros modos também, incluindo o modo de regeneração automática - mas, honestamente, essas pessoas que dependem puramente das luzes de freio para saber que devem reduzir a velocidade são uma responsabilidade, na minha opinião. Pessoalmente, já sentei atrás de Teslas e outros EVs que estavam claramente diminuindo a velocidade e sem luzes de freio e isso nunca me causou nenhum problema ou aborrecimento. Eu me pergunto se esses acidentes também são em parte devido a pessoas dirigindo muito perto de outro carro que está diminuindo a velocidade.

Sim, talvez o algoritmo precise ser ajustado (acredito que a desaceleração, se atingir uma certa força g, acionará as luzes), mas as pessoas também precisam prestar atenção aos carros à sua frente e não depender tanto das luzes de freio.
Com meus carros ICE anteriores, eu costumava usar o freio motor para reduzir a velocidade e as luzes de freio não teriam aparecido (às vezes com desaceleração significativa) e eu nunca tive nenhum problema.

#3 ·
Eu acho que isso acontece em outros modos também, incluindo o modo de regeneração automática - mas honestamente, essas pessoas que dependem puramente das luzes de freio para saber que devem reduzir a velocidade são uma responsabilidade, na minha opinião, pessoalmente, eu me sentei atrás de Teslas e outros EVs que estão claramente diminuindo a velocidade e sem luzes de freio e isso nunca me causou nenhum problema ou aborrecimento. Eu me pergunto se esses acidentes também são em parte devido a pessoas dirigindo muito perto de outro carro que está diminuindo a velocidade.

Sim, talvez o algoritmo precise ser ajustado (acredito que a desaceleração, se atingir uma certa força g, acionará as luzes), mas as pessoas também precisam prestar atenção nos carros à sua frente e não depender tanto das luzes de freio.
Com meus carros ICE anteriores, eu costumava usar a frenagem do motor para reduzir a velocidade e as luzes de freio não teriam acendido (às vezes com desaceleração significativa) e eu nunca tive nenhum problema.
Proprietário de um RWD US Limited 2022 aqui.

Esta é uma das principais razões pelas quais geralmente mantenho minha regeneração no Nível 1 e uso o pedal do freio para desacelerar, o que sempre acende as luzes de freio. IIRC, o pedal do freio usará a regeneração para reduzir a velocidade se a regeneração não estiver definida para o Nível 0. É claro que, se você pressionar o pedal do freio com força suficiente (querendo reduzir a velocidade mais rápido do que a regeneração pode), ele usará as pastilhas de freio. Portanto, definir a regeneração para o Nível 1 e usar o pedal do freio oferece o melhor dos dois mundos: luzes de freio para alertar as pessoas atrás de você e frenagem regenerativa para carregar a bateria e economizar o uso das pastilhas de freio.

#4 ·
Por aqui, tenho usado o nível 3 de regeneração automática há cerca de um ano, a única coisa que faço, embora talvez faça a diferença, é que se precisar reduzir a velocidade consideravelmente, puxo a patilha esquerda para uma regeneração máxima breve e, pelo que vi, a patilha parece sempre acionar as luzes de travagem.
Eu costumava usar i-pedal, mas parei porque, na verdade, parecia ser menos eficiente do que a regeneração automática.

Independentemente disso, nunca tive nenhuma reação adversa de um motorista atrás de mim ao desacelerar neste modo com o pé pelo menos parcialmente no acelerador - ou talvez eu simplesmente não tenha notado ainda 😆

Ao mesmo tempo, concordo que a configuração da Hyundai para quando as luzes de freio não parecem muito boas e poderiam ser aprimoradas. Dito isso, tenho a sensação de que isso é provavelmente semelhante com outros fabricantes também.

#5 ·
Isso pode ser perigoso e, como ele menciona um pouco no vídeo, uma razão para falhas em acidentes e multas da polícia.

EDIT: Para aqueles que não querem ver, a análise rápida. No i-Pedal, as luzes de freio não acendem antes de soltar totalmente o pedal do acelerador ou o carro parar completamente. Com os diferentes modos de regeneração, também é preciso soltar totalmente o pedal do acelerador.

Os carros atrás não o verão freando na maior parte do tempo, se você não usar o pedal do freio.

Este não é o problema.... veículos com transmissão manual fazem a mesma coisa..... se alguém estiver seguindo muito de perto, é sua responsabilidade reagir, não apenas observando as luzes de freio, mas também observando a distância entre eles.

#6 ·
Este não é o problema....veículos com transmissão manual fazem a mesma coisa..... se alguém está seguindo muito de perto, é responsabilidade dele reagir, não apenas observando as luzes de freio, mas também observando a distância entre eles.
Sim, mas apenas se você definir o nível de regeneração para simular a transmissão manual (ou seja, nível 1). Os níveis de regeneração maiores que o nível 1 não o fazem. A menos que você esteja simulando a redução da 4ª para a segunda marcha quando deveria ter mudado para a terceira.

E eu admiro a confiança que você deposita em outros motoristas para parar quando eles não conseguem ver as luzes de freio. Os motoristas em seu país são obviamente muito melhores do que no meu.

#10 ·
Ao dirigir à noite com auto-regeneração, notei que as luzes de freio ativam em algo que equivale a cerca de regen 2.

Eu acho que isso é bom.

Eu vi e dirigi carros ICE capazes de uma frenagem do motor mais forte do que isso.
A luz de freio está ativa quando o limite de desaceleração é atingido... irrelevante para o número de regeneração.

#12 · (Edited)
A teoria aqui é sólida, mas é aqui que ela termina.

Eu vim trabalhar esta manhã e estava escuro lá fora, então eu podia ver a luz de freio da minha porta traseira. Se eu tirar o pé do pedal completamente no modo i-pedal, minhas luzes de freio acendem e o veículo para levemente agressivo, mas ainda não tão agressivo quanto quando eu realmente freio. E esta foi a conclusão dele no vídeo.

de onde eu discordo é em que ponto a luz acende quando você solta o pedal - e quanta força de frenagem está sendo aplicada antes que a luz de freio acenda.

Meu pé provavelmente estava 80% fora do pedal quando as luzes de freio acenderam, se eu pressionar o pedal um pouco mais para que a luz de freio quase não esteja acesa e segurá-lo lá, ou seja, "frenagem máxima sem luzes de freio", desculpe, não está freando mais forte do que quando eu reduzo a marcha de uma transmissão manual no meu velho Mustang v8 para diminuir minha velocidade.

Honestamente, no ponto logo antes das luzes de freio acenderem no modo i-pedal, meu velho Mustang desacelera mais forte em uma redução de marcha. Uma vez que o pedal está fora o suficiente para acionar as luzes de freio, ou você está completamente fora do pedal novamente, ainda não é tão agressivo quanto eu realmente frear e neste ponto minhas luzes de freio estão acesas, maravilhoso.

No geral, a teoria é sólida, mas os testes no mundo real para mim refutam isso sendo qualquer tipo de perigo no Ioniq 5. Eu não sei sobre outros carros, mas neste carro eu discordo fortemente. Eu acho que a fabricação fez um bom trabalho nisso.

A única maneira de eu conseguir que os itens se movam na cabine do i-pedal é se eu estiver fundo no acelerador e soltar o pedal do acelerador totalmente instantaneamente, mas novamente minhas luzes acendem quando eu faço isso.

Eu peço a todos que dirijam à noite, olhem para a luz traseira da sua porta traseira. Solte o pedal ao máximo, pouco antes das luzes acenderem e segure-o CONSTANTE lá. Sinta a frenagem, não é muita coisa!!!

ELES FUNCIONAM DIREITO, KKK!!"

#14 ·
…desculpe, não está a travar mais forte do que quando reduzo a mudança numa transmissão manual no meu Mustang v8 para reduzir a minha velocidade.

Honestamente, no ponto logo antes das luzes de travagem acenderem no modo i-pedal, o meu Mustang trava mais forte numa redução de mudança. Assim que o pedal estiver fora o suficiente para ativar as luzes de travagem, ou se estiver completamente fora do pedal novamente, ainda não é tão agressivo como eu realmente travar e neste ponto as minhas luzes de travagem estão acesas, maravilhoso.

No geral, a teoria é boa, mas os testes no mundo real para mim refutam isto como sendo qualquer tipo de perigo no Ioniq 5. Não sei sobre outros carros, mas neste carro discordo fortemente. Acho que o fabricante fez um bom trabalho nisto.
EXATAMENTE! Isto é muita conversa fiada sobre nada.

#13 ·
Isso pode ser perigoso e, como ele menciona no vídeo, um motivo para erros em acidentes e multas da polícia.

EDIT: Para aqueles que não querem ver, a análise rápida. No i-Pedal, as luzes de freio não acendem antes de soltar totalmente o pedal do acelerador, ou o carro está totalmente parado. Com os diferentes modos de regeneração, também é preciso soltar totalmente o pedal do acelerador.

Os carros atrás de você não o verão freando na maior parte do tempo, se você não usar o pedal do freio.
Isso está incorreto, minhas luzes acendem antes de eu soltar. Eu tenho a atualização mais recente e acabei de pegar meu carro "2022 Ioniq 5 SE". Talvez eles tenham consertado, eu não sei. Mas isso não é verdade com o meu carro. As minhas acendem quando eu solto o pedal para cerca de 80% "ou 20% do acelerador", e se você o mantiver em 79% "ou 21% do acelerador" quando não houver luzes, o veículo não está freando tão forte. Como afirmado, reduzir a marcha de um carro a gasolina puxa com a mesma força ou mais, sem que as luzes de freio se acendam.

#15 ·
Este é um tópico interessante levantado no vídeo, especialmente porque já existem 3 posts sobre isso aqui :) (Eu respondo neste, porque parece ter a maior parte dos 'dados' já).
Seria bom ter alguma informação real/oficial sobre o comportamento pretendido das luzes de freio ao usar a regeneração para diminuir a velocidade do carro... talvez o comportamento seja diferente dependendo da região ou dos regulamentos locais?
Isso está incorreto, minhas luzes acendem antes de eu soltar. Tenho a atualização mais recente e acabei de pegar meu carro "2022 Ioniq 5 SE". Talvez eles tenham consertado, não sei. Mas isso não é verdade com meu carro. As minhas acendem quando eu solto o pedal para cerca de 80% "ou 20% do acelerador", e se você o mantiver em 79% "ou 21% do acelerador" quando não houver luzes, o veículo não está freando tão forte. Como afirmado, reduzir a marcha de um carro a gasolina puxa com a mesma força ou mais, sem que as luzes de freio acendam.
Obrigado por relatar isso, você me deu uma ideia:
Seria ótimo ter alguns dados de teste dos usuários... um teste simples para verificar quando as luzes de freio acendem (ainda não posso testá-lo sozinho, apenas mais 2 meses, esperemos):
  • ao dirigir à noite, as luzes de freio devem estar visíveis na tela principal quando esta estiver configurada para a câmera de visão traseira
  • escolha uma seção de uma estrada e sua velocidade de condução preferida e escolha um ponto específico para iniciar o teste (como um poste de luz ou algo assim)
  • dirija em i-pedal > no ponto de partida do teste, solte completamente o pedal > verifique se as luzes de freio estão ativas (elas deveriam)> lembre-se de quão longe você chegou quando o carro parou completamente, esta será sua distância de referência
  • dirija a mesma seção novamente em i-pedal > no ponto de partida do teste, não retire o pé do pedal, mas mantenha-o em, digamos, 95% > verifique se as luzes de freio estão ativas (se elas não estivessem ativas, você pode parar o teste)> agora você deve chegar à parada total um pouco mais longe do que seu ponto de referência, mas não muito (caso você esteja muito mais longe, você pode tentar pressionar ainda menos no pedal)
  • desde que as luzes de freio se tornaram ativas, você pode fazer outro teste com mais pressão no pedal (95-90-85-80-...)
  • se você quiser entrar em mais detalhes, você pode verificar a distância ou tempo máximo (do ponto de partida à parada total) que você conseguiu percorrer enquanto as luzes de freio estavam acesas... conhecendo a velocidade inicial e a distância/tempo até a parada total, o valor da desaceleração pode ser calculado.
Vamos pegar o exemplo do criador do vídeo:
  • Imperial:
    Ele estava dirigindo a 60 milhas/h e levou 13 segundos para parar totalmente, isso significa cerca de 0,2g e uma desaceleração de 7 pés/s², resultando em uma distância total de cerca de 600-640 pés.
  • Métrico:
    Ele estava dirigindo a 95 km/h e levou 13 segundos para parar totalmente, isso significa cerca de 0,2g e uma desaceleração de 2 m/s², resultando em uma distância total de cerca de 180-190 m.
A luz de freio está ativa quando o limite de desaceleração é atingido... irrelevante para o número de regeneração.
Você sabe qual pode ser o limite de desaceleração?

#22 ·
Nos tempos das carroças, eu me perguntava como não havia mais carroças amontoadas, porque elas não tinham luzes de freio.

I-padel ou não e luzes de freio ou não, eu mantenho distância suficiente entre mim e o carro à minha frente, e reduzo a velocidade quando o carro à minha frente reduz. Você pode ter um milhão de regulamentos/códigos de veículos, mas no final ainda é a pessoa ao volante.

Os carros não se embriagam sozinhos, não mandam mensagens de texto enquanto rodam, não seguem muito de perto, nem mudam de faixa sem olhar, é o ser humano ao volante que faz tudo isso.

#29 ·
Durante os dias de carroças puxadas por cavalos, eu me perguntava como não havia mais carroças empilhadas, porque elas não tinham luzes de freio.
Eu suspeito que os cavalos e as carroças geralmente se moviam a uma velocidade muito mais lenta, e havia dois a quatro cérebros adicionais que ajudavam a não causar um acidente. Cavalos, como se vê, realmente não gostam de dor e farão o que puderem para evitar a infligir, incluindo evitar bater em outro buggy ou carruagem.

Ah, curiosidade, o primeiro automóvel ICE foi inventado em 1808 na Suíça, e as luzes de freio só foram introduzidas em 1915. Mas sim, o argumento "Bem, não precisávamos disso naquela época, por que precisamos disso agora?" certamente vencerá o debate. Bem jogado o7

• Like
Reactions: Fan of EV
#27 ·
Isso pode ser perigoso e, como ele menciona no vídeo, um motivo para falhas em acidentes e multas da polícia.

Os carros atrás de você não o verão freando na maior parte do tempo, se você não usar o pedal do freio.

Por causa deste vídeo e posts relacionados, meu marido e eu acabamos de fazer uma experiência: ele me seguiu em um carro enquanto eu dirigia nosso Ioniq 5 RWD 2023. Eu o deixei no Nível de Regeneração 3, que é o padrão para este modelo. Dirigimos cerca de 20 milhas em terrenos diferentes. Conversamos um com o outro por meio de nossos celulares o tempo todo.

Aprendi que quando tiro o pé do acelerador, todas as luzes de freio acendem. Se eu diminuir a velocidade mais lentamente, as luzes de freio não acendem. Experimentei muito, principalmente sem nunca tocar no freio. O padrão se manteve.

Isso faz sentido para mim - as luzes de freio acendem quando você reduz a velocidade do carro rapidamente, alertando o motorista atrás de você. Se você diminuir a velocidade gradualmente, o motorista atrás não será notificado - semelhante ao que pode acontecer se você tirar o pé do acelerador em um carro a combustão ou reduzir a marcha em um carro com transmissão manual.

Eu não uso a condução com um pedal, então não experimentei esse modo. Eu realmente gosto do Nível de Regeneração 3, pois ele permite que você controle suavemente a velocidade do carro. Com base nesta experiência, tenho certeza de que os motoristas atrás de mim verão as luzes de freio quando eu tirar o pé do acelerador. É quando mais importa.

Espero que isso ajude outras pessoas que ficaram preocupadas com base neste vídeo.

#32 ·
Ninguém está dizendo que as luzes de freio não são necessárias. Tudo o que estamos dizendo é que não é preciso ver as luzes de freio para saber que você precisa reduzir a velocidade ou parar.
Não é necessário ver as luzes de freio para perceber a desaceleração do veículo da frente, mas isso ajuda no tempo de reação antes de você reagir e acionar seus próprios freios. Alguns estudos sugerem até 500 ms de tempo de reação mais lento sem luzes de freio acesas, o que a 60 mph é cerca de 3 comprimentos de carro (47 pés). Não parece muito, até que você também leve em consideração a distância de parada dos veículos. Exemplo: o Ioniq 5 de 2022 é classificado para uma distância de parada de 123 pés ou aproximadamente 8 comprimentos de carro. Sem tempo de reação da luz de freio, isso pode aumentar para 170 pés, o que é cerca de 12,5 comprimentos de carro. Esses comprimentos de carro extras podem ser a diferença entre parar a tempo ou ultrapassar e bater.

Eu sinto que o Protocolo Dunning-Kruger está em vigor aqui, então vou deixar por isso mesmo.

#34 ·
É engraçado alguém mencionar cavalo e charrete, e depois ser criticado por ser velho e lento.. Vamos falar sobre F1 ou Nascar então. 200 mph com 0 luzes de freio lol. Citação engraçada que eu acabei de ver :)

A Fórmula 1 não tem luzes de freio como a maioria das outras organizações de corrida, o que faria com que os pilotos perdessem o foco. Mas durante condições de tempo chuvoso durante uma corrida, todos os carros são construídos com uma luz vermelha intermitente para avisar e informar os outros pilotos onde eles estão quando a visibilidade é baixa.

A questão é que as luzes são apenas uma diretriz e de forma alguma causam ou quebram acidentes de carro graves. Se um carro se transformar em uma panqueca, isso tem 0% a ver com luzes de freio e 100% a ver com erro do usuário.

Também de novo lol... ative o i-pedal e mantenha seu pedal em 20% pressionado... Se você acha que isso é uma frenagem forte, você está louco... Menos de 20% e você pode muito bem soltar e fazer suas luzes de freio femininas acenderem 🤣

#35 ·
É engraçado que alguém mencionou cavalo e buggy, e então foi derrubado porque é velho e lento. Vamos falar sobre F1 ou Nascar então. 200 mph com 0 luzes de freio lol. Citação engraçada que eu acabei de ver :)

A Fórmula 1 não tem luzes de freio como a maioria das outras organizações de corrida, o que, por sua vez, faria com que os pilotos perdessem o foco. Mas durante condições de tempo chuvoso durante uma corrida, todos os carros são construídos com uma luz vermelha piscando para avisar e informar outros pilotos onde eles estão quando a visibilidade é baixa.

O ponto é que as luzes são apenas uma diretriz e de forma alguma causam ou quebram acidentes de carro graves. Se um carro se transformar em uma panqueca, não tem nada a ver com luzes de freio e 100% a ver com erro do usuário.

Também de novo lol... ative o i-pedal e segure o pedal em 20% pressionado... Se você acha que isso é uma frenagem forte, você está maluco... Menos de 20% e você pode muito bem estar soltando e ligando suas luzes de freio femininas 🤣
Engraçado, eu estava apenas pensando na mesma coisa enquanto dirigia para casa e mantendo bastante distância entre os carros. Algumas pessoas gostam de jogar o jogo da culpa e nunca olham no espelho, uma coisinha chamada responsabilidade pessoal. As tecnologias ajudam a tornar a direção mais segura, mas no final você ainda controla o carro. Você não pode ajudar como os outros dirigem, mas você tem controle total sobre como você dirige.

#39 ·
Alguns de vocês estão a apresentar argumentos ridículos para defender como as luzes de travão funcionam atualmente.

As luzes de travão LIGAM-SE no i-pedal, mas apenas quando o pé está totalmente fora do acelerador. Se eu mal carregar no acelerador, os pedais de travão não se ligam, mesmo que eu esteja a parar muito rapidamente.
Esta é uma desaceleração bastante agressiva, muito mais do que um carro com uma transmissão manual.

Preciso de ver as luzes de travão da pessoa à minha frente para reduzir a velocidade? Não. Mas certamente ajuda em alguns cenários.

As pessoas atrás de mim precisam de luzes de travão para saber que estou a reduzir a velocidade? Num mundo perfeito não, mas estas pessoas são loucas. Demasiadas distrações para pessoas que estão no telemóvel ou a sonhar acordadas.

A discussão não é sobre o que NÓS precisamos para reduzir a velocidade, estamos a falar do condutor distraído atrás de nós que não tem seguro e não se importa.

#40 ·
Alguns de vocês estão a fazer argumentos ridículos para defender como as luzes de travagem funcionam atualmente.

As luzes de travagem LIGAM no i-pedal, mas apenas quando o seu pé está totalmente fora do acelerador. Se eu mal tocar no acelerador, os pedais de travão não ligam, mesmo que eu esteja a parar muito rapidamente.
Esta é uma desaceleração bastante agressiva, muito mais do que um carro com transmissão manual.

Preciso de ver as luzes de travagem da pessoa à minha frente para reduzir a velocidade? Não. Mas certamente ajuda em alguns cenários.

As pessoas atrás de mim precisam de luzes de travagem para saber que estou a reduzir a velocidade? Num mundo perfeito não, mas estas pessoas são loucas. Demasiadas distrações para pessoas que estão no telemóvel ou a sonhar acordadas.

A discussão não é sobre o que NÓS precisamos para reduzir a velocidade, estamos a falar do condutor distraído atrás de nós que não tem seguro e não se importa.
Novamente, esteja no modo i-pedal e mantenha o acelerador pressionado em 20% constante e não o mova, não está a travar tão forte, a única vez que trava forte é quando está em cerca de 5% ou totalmente fora do pedal. Daí porque não vê a luz até então.

E sim, o meu antigo mustang v8 reduzia a velocidade tanto quanto o i-pedal dos meus carros quando ainda estou um pouco no acelerador, parecia que estava a aplicar travagens ligeiramente agressivas.

#49 ·
O Regen 3 funciona perfeitamente. Minha esposa é um acelerador esfaqueado. Por dentro é muito instável e eu temia como as luzes de freio funcionavam quando pegamos o I5 até que eu estivesse dirigindo atrás dela. Não houve desaceleração apreciável e nenhuma luz de freio piscando quando ela soltou. Somente quando ela estava totalmente desligada e o veículo estava desacelerando. Eu dirijo no Gen 3 e modero muito o acelerador ao parar e apenas uma breve pressão no freio. Nunca tive nenhuma notificação de outros motoristas em 9 meses.

#53 ·
Senhor, tende piedade lolol, Novamente, como eu disse, mantenha o pedal em 20% no modo i-pedal, sem muita tração, se você for além de 20%, pode muito bem soltar tudo. Novamente, não é um problema no uso do mundo real. Honestamente, mesmo segurando o pedal em 10% no i-pedal ainda não é uma tração louca, e novamente por que não apenas soltar totalmente o pedal, parece natural soltar totalmente o pedal em qualquer coisa abaixo de 20%.

Eu acho que o ponto principal do vídeo desse cara é que o modo I-pedal e as luzes de freio são um perigo no mundo real. E eu discordo totalmente disso!!

#54 ·
Isso pode ser perigoso e, como ele menciona um pouco no vídeo, um motivo para falhas em acidentes e multas da polícia.

A questão da luz de freio é importante. Aqui na área de Atlanta, andar colado na traseira é um esporte, assim como passar no sinal vermelho e virar à direita no sinal vermelho. As luzes de freio são uma defesa importante, e a falta delas é uma desculpa para a estupidez. Minha experiência com iPedal e regeneração de nível 3 é que nenhuma luz de freio acontece até a liberação total do acelerador. Parece, no entanto, que o controle de cruzeiro exibe as luzes de freio na desaceleração que ele induz.