Hyundai IONIQ Forum banner

Estacionamento de longa duração e impacto na descarga da bateria

15K views 25 replies 15 participants last post by  NuclearEv  
#1 ·
Alguém teve alguma experiência em deixar o seu I5 (ou outros EVs) inativo por períodos prolongados, ou seja, 2 semanas, e o seu impacto na descarga da bateria; normalmente usamos serviços de meet and greet em Heathrow ou Gatwick; olhando para os fornecedores habituais, não os vejo, notavelmente, anunciando serviços de carregamento como parte do estacionamento e estou preocupado que, quando você voltar, a bateria esteja realmente fraca.

Eu vi pessoas deixando Teslas no passado, então me pergunto se carregar é algo que você só precisa pedir para eles fazerem ou se não é realmente um problema, pois as baterias podem manter sua carga bem o suficiente.

Muito obrigado!

#2 ·
Estou no mesmo barco que você - vamos voar de Gatwick em julho próximo, que fica a 180 milhas de casa. Isso significa deixar o carro com provavelmente 70 milhas de alcance por duas semanas para voltar para quê? Já não estou ansioso pela viagem de volta, o que já é ruim o suficiente depois de um voo noturno, sem ter que me preocupar em recarregar no caminho.

#7 ·
Estou no mesmo barco que você - vamos voar de Gatwick em julho próximo, que fica a 180 milhas de casa. Isso significa deixar o carro com provavelmente 70 milhas de alcance por duas semanas para voltar para quê? Já não estou ansioso pela viagem de volta, o que já é ruim o suficiente depois de um voo noturno, sem ter que me preocupar em recarregar no caminho.
Tenho certeza de que existem algumas empresas de estacionamento que oferecem carregamento agora, ideal para situações como a sua, onde você realmente precisa da carga para voltar para casa depois, em vez de simplesmente se preocupar com a descarga.

Encontrei este no Google que o faz por uma taxa fixa de £15.

#4 ·
Basta carregá-lo antes de sair e deixá-lo com a bateria cheia, talvez 90-95% seja melhor do que 100%.
A descarga da bateria é muito pequena, duvido que perca mais de 10% em 2 semanas.
Isso pode ser uma boa ideia - vou ver onde fica o carregador rápido mais próximo do aeroporto. Espero que ainda precise recarregar no caminho de volta, mas não por tanto tempo.

#6 ·
Se tiver o telhado solar, provavelmente não perderá nada. A menos que neve ou que o estacione à sombra.

4% por semana com a bateria de 72 kWh é aproximadamente 0,4 kWh por dia de descarga da bateria.
O painel solar, com eficiência máxima, produz 0,2 kWh. Mesmo que tenha, digamos, 50% de eficiência e tenha luz solar por apenas 8 horas, isso já é 2x mais do que a descarga, então, na verdade, estaria carregando a bateria em uma quantidade minúscula.

#9 ·
Obrigado pela informação, tudo muito útil!

Tenho uma viagem de cerca de 70 milhas à volta da M25 + M4 de Essex para Heathrow T3 - irritante que não existam carregadores Ionity a norte da M25 para uma paragem; pode sempre fazer a rota mais longa para sul e parar nos Cobham Services Ionity para carregar para sua tranquilidade.

Estranho que Heathrow tenha tão poucos carregadores na área em comparação com Gatwich e os que têm sejam apenas de 7 kW - Acho que estas coisas vão melhorar com o tempo.

#11 ·
Obrigado pela informação, tudo muito útil!

Tenho uma viagem de ~70 milhas ao redor da M25 + M4 de Essex para Heathrow T3 - irritantemente, não há carregadores Ionity no lado norte da M25 para uma parada; sempre posso fazer a rota mais longa para o sul e parar no Cobham Services Ionity para carregar para sua tranquilidade.

Estranho que Heathrow tenha tão poucos carregadores na área em comparação com Gatwich e os que eles têm sejam apenas 7kw - Acho que essas coisas vão melhorar com o tempo.
Além disso, mesmo que a bateria do seu carro esteja fraca, você realmente não precisa de um carregador IONITY para completar a viagem de 70 milhas de volta... apenas algo para impulsioná-lo alguns quilômetros para que você possa voltar para casa.

#12 ·
As baterias carregadas a 100% sofrerão uma perda muito maior do que as carregadas a 50% quando deixadas sem uso. No entanto, em algumas semanas, não há motivo para alarme. A melhor maneira de preservar uma bateria é mantê-la longe de condições muito quentes ou muito frias, se a deixar estacionada. Portanto, estacionar em uma parte abrigada do aeroporto seria o ideal. No entanto, pode ser complicado, por isso sugiro que leia isto.

#13 ·
Eu estaria mais preocupado com a bateria de 12 volts do que com a principal. Se o estacionamento prolongado for rotineiro, você pode eliminar perdas em ambas (e danos à bateria de 12 volts) instalando um interruptor no aterramento da bateria de 12 volts - facilmente disponível em revendedores de trailers e, com certeza, online. Os trailers têm alguns dos mesmos problemas que os EVs que não são usados ​​diariamente, então esses interruptores são comuns em seu mundo para proteger sua bateria de 12 volts de danos.

#16 ·
Não um ioniq 5 (ainda😄), mas deixo um bmw i3 num aeroporto por 3 semanas duas vezes por ano sem perda de carga perceptível. Repare que a BMW acha que tem a melhor gestão de bateria. Será interessante ver como o ioniq 5 se compara quando o tiver para o ano. Não prevejo quaisquer problemas, no entanto.

#24 ·
Mais exemplos de descarga quando estacionado? Planejando nossa viagem ao aeroporto em junho para levar em conta quaisquer perdas quando estacionado, apenas 5 dias, então mais preocupado com o 12v TBH!!
Embora eu não ache que você terá problemas, estou com a impressão de que você não vai deixar isso de lado :D

Nesse caso, faça o que eu fiz e pegue um daqueles arrancadores de 12V que cabem no porta-luvas.
Então, no pior dos cenários, onde você volta para o carro e tudo está morto:-

1/ Destrave manualmente a porta do motorista com a chave escondida
2/ Abra o capô e conecte o dispositivo à bateria de 12v por alguns minutos
3/ Ligue o carro

Você não precisa ir para o topo da gama, você deve ser capaz de obter uma versão de 20.000mAh por cerca de £40
Image

#22 ·
Você está no Reino Unido enquanto eu estou nos EUA e a Hyundai parece ter mais variações no Ioniq 5 do que eu imaginava.

Dito isso, no meu Ioniq 5 há uma luz indicadora âmbar no centro superior do painel que eu só vi quando meu carro estava estacionado. E só às vezes. Isso me fez perguntar o que era, então eu procurei no manual do proprietário.

Acontece que ele indica que o sistema de alta voltagem está ligado como um aviso para qualquer pessoa que possa estar trabalhando no carro. E a razão pela qual ele liga ocasionalmente é para recarregar a bateria de 12V quando detecta que ela está baixa.

Se isso estiver funcionando corretamente, você provavelmente pode esperar vários meses antes que a bateria de tração de alta voltagem seja descarregada e não consiga manter a bateria de 12V carregada. Ao contrário do meu antigo Prius, que tinha problemas se você o estacionasse por uma semana ou mais.

#23 ·
Como outros já disseram, a bateria de tração sofrerá pouca ou nenhuma perda em 2 semanas. Do ponto de vista das melhores práticas, seria melhor que a bateria de tração não estivesse acima de 70% se for armazenada carregada, mas isso é apenas um ponto técnico. A bateria de 12 volts que alimenta os eletrônicos e as CPUs DEVE ser recarregada pela bateria de tração se cair abaixo de um limite seguro, mas os EVs são conhecidos por não fazer isso, levando o proprietário a voltar para um grande peso de papel que não liga. A maioria recomendaria que você sempre carregasse um pequeno "arrancador" de lítio que você conectaria à bateria de 12 volts, caso isso acontecesse, para acordar os eletrônicos e permitir que a bateria de tração carregasse os 12 volts. Dirijo EVs há 10 anos e nunca aconteceu, mas é um problema raro conhecido.

#26 ·
Deixamos o nosso Kia Soul EV estacionado por 3 meses no ano passado e ele só perdeu 2%. Estacionado com 75%, começou com 73%. A bateria de 12v estava fraca, mas tudo bem. Foi durante o verão.

Em relação à bateria de 12v, se a bateria principal tiver carga suficiente, ela carregará automaticamente a bateria de 12v - por isso você não deve estacionar seu carro com baixo estado de carga (além disso, não é bom para a bateria).