Hyundai IONIQ Forum banner

Problema Ioniq EV - @ Concessionário

12K views 17 replies 9 participants last post by  SEvans  
#1 ·
Então, eu me deparei com meu primeiro problema com o carro :(

Eu tenho o EV limitado com cerca de 10.000 km. Ontem à noite eu tive que sair para pegar algo na loja. Percebi que meu carro não estava no lugar de costume. Minha entrada tem uma ligeira inclinação e eu dou ré para conectar o carro na tomada de 110V. Não pensei muito nisso, saí, voltei e estacionei como de costume com o freio de emergência acionado.

Esta manhã eu saio e meu carro rolou cerca de 2,5 metros na minha entrada e estava saindo na estrada!!

Parece que há uma falha elétrica em algum lugar..

Eu acho que pode ter começado com um carregador de nível dois gratuito local. Eu tinha conectado lá enquanto fazia compras. Percebi que ele não mantinha a carga, ele dava o ícone para a estimativa do tempo de carga e então desligava. Achei que era apenas um carregador ruim. Quando liguei meu carro, eu tinha uma luz Check EV (?) acesa, mas ela apagou depois que eu coloquei na marcha.

Enquanto eu estava dirigindo para a próxima loja, o painel touchscreen reiniciou completamente. Foi para um logotipo da Hyundai e ficou lá por alguns segundos e depois foi para a tela principal que aparece quando você liga o carro.

Eu também notei que minha câmera de ré depois daquela tentativa de carregamento estava com atraso, ou não estava funcionando.

Tudo estava bem quando cheguei em casa e conectei na casa, até que ele continuou rolando na minha entrada. Ele arrancou o carregamento de nível 1 da tomada da casa (danificando-a)

Eu trouxe, realmente esperando que eles possam descobrir o que aconteceu aqui.

Alguém teve essa experiência??

Adam

#2 · (Edited)
Parece ter vontade própria. Soltar o freio de estacionamento sozinho é um problema sério.
Soa como um problema nos sistemas de controle, nas conexões elétricas (de sinal) ou nas fontes de alimentação auxiliares (12V). Um problema com o carregador de bordo poderia ter danificado outros sistemas?
Espero que consigam encontrar a causa, mas isso pode levar algum tempo. Nunca vi isso antes.

#3 ·
Nunca confie em qualquer travão de estacionamento (E-Brake) operado eletronicamente em qualquer veículo elétrico. Uma perda de eletricidade pode causar uma libertação não intencional desse componente controlado eletronicamente. Muito diferente de um travão de estacionamento operado e controlado mecanicamente.

Nunca confio no travão de estacionamento sozinho por essa razão. Carregue uma pequena cunha de madeira que simplesmente coloco atrás da roda traseira quando estaciono em qualquer inclinação notável.

Eu sei que soa 'Mundano' e 'Hokey', mas quando eu volto para a minha garagem, que tem uma inclinação de 20 graus em direção à minha casa, eu não quero que o meu Ioniq role para baixo e bata nas portas da minha garagem da cave da casa de 1927 já ocupada.

#4 ·
Acho que pode ter começado com um carregador local gratuito de nível dois. Eu tinha ligado lá enquanto fazia compras. Notei que ele não mantinha a carga, ele dava o ícone para a estimativa do tempo de carga e depois desligava. Achei que era apenas um carregador ruim. Quando liguei meu carro, eu tinha uma luz Check EV (?), mas ela sumiu depois que eu coloquei na marcha.
Qual era a localização do carregador?

#5 ·
Tenho o EV limitado com cerca de 10.000 km. Na noite passada, tive que sair para pegar algo na loja. Notei que meu carro não estava no lugar de costume. Minha entrada tem uma leve inclinação e eu dou ré para conectar o carro na tomada de 110V. Não pensei muito nisso, saí, voltei e estacionei como de costume com o freio de mão acionado.

Esta manhã, saio e meu carro rolou cerca de 2,5 metros na minha entrada e estava saindo na estrada!!
Muito ruim. Isso parece muito sério. Se isso pode acontecer, eu diria que é uma grande falha, possível recall. Nada que possa acontecer involuntariamente, como perda de energia ou qualquer outra falha simples, deve jamais liberar o freio de estacionamento!

Felizmente, meu Ioniq tem um freio de estacionamento que é travado mecanicamente. Nada pode liberá-lo, exceto meu pé pressionando-o. Exceto, é claro, se essa mecânica de travamento falhar, mas acho que serei capaz de detectar que algo não está certo, ao engatá-lo, em primeiro lugar.

#8 · (Edited by Moderator)
O revendedor não conseguiu replicar o problema. Abriu também um processo com a Hyundai e eles disseram que nunca aconteceu nada semelhante. Fizeram uma substituição em garantia do Atuador de Admissão. Não tenho a certeza do que é isso... Terei de continuar a monitorizar.

Devo ter um novo cabo de carregamento lento até terça-feira.

#10 ·
O atuador de entrada é o sistema de travamento do conector de carregamento no carro. Isso é substituído em um recall.
Eles te disseram o que você deve continuar monitorando?
Você tem uma versão Ioniq com uma bateria auxiliar de chumbo-ácido?
Me disseram para ficar atento a quaisquer falhas que eu estivesse tendo (câmera de ré, reinicialização da tela sensível ao toque), obviamente se eu vir que o carro ainda está rodando.

Isso ainda não aconteceu, tenho uma câmera na frente funcionando, se for o caso.

Eu ainda acho que isso teve algo a ver com um carregador de nível dois que estava com defeito. Todos os meus problemas ocorreram dentro de 12 horas após o uso do carregador. O ícone do painel apareceu (EV Light), etc.

#11 · (Edited)
Esperemos que não volte. Vamos ver o que acontece.

Não consigo imaginar um carregador de nível 2 defeituoso a causar isto. As proteções no carregador de bordo deveriam ter parado o carregamento, e não perturbar o próprio carro.

A coisa básica que um carregador de nível 2 faz é dizer ao carregador de bordo quanta energia ele pode consumir e ligar a energia. O seu carregador de bordo faz algumas verificações de segurança, ativa o sistema de bateria de alta tensão e começa a carregar a bateria de tração com o limite de corrente fornecido pelo carregador.

Talvez experimente alguns outros carregadores de nível 2 com níveis de potência mais elevados para garantir que o seu módulo de carregador de bordo está a funcionar como deveria.

Durante o carregamento, a bateria auxiliar também deve ser carregada e permanecer a uma voltagem elevada (cerca de 12,5-14 Volts).

Ainda soa como uma falha interna ou um problema de conexão intermitente em algum lugar, mas precisa aparecer para encontrá-lo.

#12 ·
Oh, droga, isso é um problema sério, como alguém disse, o nível de recall. Me fazendo pensar duas vezes agora... Espero que você consiga diagnosticar e consertar. A concessionária não conseguir reproduzir o problema não pode ser tudo o que eles podem fazer.

A base do Nissan Leaf tem aquele pedal de freio de estacionamento, mas isso deve ser mais seguro do que um eletrônico.

#13 ·
Este é um problema muito sério. No modelo EV, se o seletor de "marcha" estiver definido para P, um pino de travamento é engatado na transmissão (como um automático), de modo que o rolamento não é possível. Além disso, o freio de estacionamento é um sistema que não requer energia para permanecer ativo e os níveis de atrito (pelo menos no meu) são agressivos e seguram em declives acentuados. O freio de estacionamento requer energia para engatar e desengatar. Em teoria, ambos os sistemas devem permanecer em qualquer posição/estado em que foram deixados - indefinidamente.

A dedução, então, é que tanto o seletor de marchas quanto o freio de estacionamento foram desengatados pelo carro de alguma forma. Isso indicaria algum tipo de erro de software ou codificação, ou possivelmente algum tipo de hacking malicioso. Alguém mais tem/teve acesso ao seu chaveiro que poderia dar acesso ao carro?

Por fim, seu problema me lembrou de um problema que meu pai teve em seu carro por alguns dias. Parecia perder combustível durante a noite (eram os dias dos carburadores). Lembro-me dele ficando louco procurando por válvulas de bóia presas e mangueiras com vazamento no primeiro fim de semana. O problema desapareceu sozinho depois de um tempo - descobri posteriormente que isso foi logo depois que a namorada de curto prazo do meu irmão o deixou. ;-)

Mantenha-nos informados, isso é algo que definitivamente precisa ser resolvido.

OB

#14 ·
O carregador de bateria não tem ligação direta ou indireta com o travão. O estado ou tipo de carga não pode afetar o desempenho da travagem.

É à prova de falhas LIGADO, tanto quanto sei.

Monitore erros do operador, interferência maliciosa ou aquele atuador de entrada irritante que tem acesso aos travões e à pressão de travagem.

#16 ·
Então, eu encontrei meu primeiro problema com o carro :( Eu tenho o EV limitado com cerca de 10.000 km. Ontem à noite eu tive que sair para pegar algo na loja. Percebi que meu carro não estava no lugar de costume. Minha entrada tem uma leve inclinação e eu dou ré para conectar o carro na tomada de 110V. Não pensei muito nisso, saí, voltei e estacionei como de costume com o freio de emergência acionado. Esta manhã eu saio e meu carro rolou cerca de 2,5 metros na minha entrada e estava saindo na estrada!! Parece que há uma falha elétrica em algum lugar.. Acho que pode ter começado com um carregador de nível dois local gratuito. Eu tinha conectado lá enquanto fazia compras. Percebi que ele não mantinha a carga, ele dava o ícone para a estimativa do tempo de carga e então desligava. Achei que era apenas um carregador ruim. Quando liguei meu carro, eu tinha uma luz Check EV (?), mas ela sumiu depois que eu coloquei na marcha. Enquanto eu estava dirigindo para a próxima loja, o painel touchscreen reiniciou totalmente. Foi para um logotipo da Hyundai e ficou lá por alguns segundos e depois foi para a tela principal que aparece quando você liga o carro. Também notei que minha câmera de ré após essa tentativa de carregamento estava com atraso ou não estava funcionando. Tudo estava bem quando cheguei em casa e conectei na casa, até que ele continuou rolando na minha entrada. Ele arrancou o carregamento de nível 1 da tomada da casa (danificando-a) Eu o trouxe, realmente esperando que eles possam descobrir o que aconteceu aqui. Alguém teve essa experiência?? Adam