@i5maybe - Você explicou que sua 'coisa' particular sobre possuir um VE está bastante focada em quantas milhas por kWh você pode alcançar. A ponto de deliberar sobre a compra de um carro que pode não ser capaz de igualar os números que você viu recentemente. E isso apesar de comparar maçãs com laranjas em relação ao tamanho do carro.
Eu tendo a ver tais assuntos de uma perspectiva diferente. Aqui no Reino Unido, dirijo meu Ioniq 5 AWD exatamente como sempre dirigi meus carros. Eu nem considero se o carro está gerenciando 3,5 ou 4,8 ou até mesmo 5,2 milhas por kWh. É o que é depois de qualquer viagem, seja no inverno com chuva horizontal numa montanha, ou um passeio por aldeias inglesas no verão. Novamente, é o que é. E não me preocupo com os números brutos. Muito disso vem de uma vida anterior quando eu estava envolvido em economizar centavos em processos.
Não posso deixar de aplicar custos a mudanças em métodos.
Por exemplo. Ao longo de 3000 milhas, um carro que atinge uma média decente de 3,5 milhas por kWh precisaria de 857 kWh. E um carro que gerencia excelentes 5,2 milhas por kWh usaria apenas 577 kWh.
Esse é um número mínimo e máximo para quase todos os VEs modernos. A diferença entre eficiência excelente e normal nas 3000 milhas mencionadas é de 857-577 = 280 kWh. Eu uso uma tarifa noturna que me custa 6,7 pence por kWh aqui no Reino Unido, e quase toda a minha quilometragem é a essa taxa. Portanto, a diferença entre excelência e normalidade é de 280 kWh @ 6,7p = £18,76.
Agora, percebo que para algumas pessoas, lutar por uma excelente economia é uma mistura de um bom jogo e uma fixação. Mas realmente? Menos de $20 em três meses. $7 por mês. 20 centavos por dia? E essa é a diferença máxima entre economia excelente e OK? Torna-se ainda mais irônico quando alguém está disposto a gastar montanhas de dinheiro trocando aros e pneus em um esforço para reduzir mais 0,1 figura da média m/kWh.
Compre apenas o maldito carro. E dirija-o da mesma forma que você sempre dirigiu carros. Então viva com os números, mesmo que sejam um pouco mais baixos do que você conseguiu com um carro menor e mais leve.