Hyundai IONIQ Forum banner

Implementação do carregamento/aquecimento programado (via Bluelink)

5.1K views 11 replies 6 participants last post by  Hitstirrer  
#1 ·
Olá a todos,

Então, a boa notícia é que o carregamento e aquecimento programados parecem funcionar até certo ponto (nunca funcionou para mim antes da última atualização), e o controle climático é acionado enquanto o carro está conectado e carregando - no entanto, notei que funciona assim (exemplo: a bateria não está totalmente carregada, mas não com um SOC tão baixo, com um horário de partida definido para as 7h):

• O carro começa a carregar (para mim, foi por volta das 3h da manhã)
  • O carro completa o carregamento (por volta das 6h da manhã)
  • O carro inicia/para o carregamento com frequência a cada poucos minutos até as 6h50 (já está no SOC alvo desejado) e então o controle climático começa às 6h50
  • O carro termina o carregamento e CC às 7h
Então, no geral, funciona, mas para mim teria feito mais sentido se o carro pudesse, em vez disso, calcular (talvez puxando uma pequena quantidade de carga) a energia que o carregador pode fornecer e, em seguida, calcular quando (aproximadamente) ele deve começar a carregar para que o carregamento possa começar em um horário mais adequado, para que possa haver apenas uma sessão de carregamento.

Como resultado da implementação atual, recebi vários pings do Bluelink durante a madrugada do início/conclusão do carregamento (escolhi que o Bluelink substituísse o DND noturno no meu telefone para que, caso haja algo importante, eu ouça/veja).

Além disso, minha preocupação é que, se o SOC fosse menor e o carro ainda começasse a carregar às 3h da manhã, o carro pode não ter atingido meu SOC desejado no momento em que saí - divulgação completa, não tive a chance de testar esse cenário.

Interessado em saber as opiniões/pensamentos de outros sobre isso - quero dizer, funciona, o que é ótimo, mas na realidade essa implementação não parece tão sensata/eficiente para mim. Também seria ótimo se pudéssemos apenas programar o CC e conectar o carro sem precisar programar uma carga desnecessária.

Obrigado a todos!

Adam

#3 ·
Estou no mercado dos EUA e o carregamento programado está quebrado para mim há algum tempo, tive que mudar para o agendador de carregamento que funcionou bem. Em que mercado você está e quando você recebeu a última atualização de software?
Estou no mercado do Reino Unido e desde a última atualização por volta de julho/agosto, notei que parece estar funcionando agora - para ser justo, só testei isso na última semana, mas não estou ciente de nenhuma outra atualização sendo aplicada desde o verão

#4 ·
Olá a todos,

Então, a boa notícia é que o carregamento e aquecimento programados parecem funcionar em certa medida (nunca funcionou para mim antes da última atualização), e o controle climático é acionado enquanto o carro está conectado e carregando - no entanto, notei que funciona assim (exemplo: a bateria não está totalmente carregada, mas não com um SOC tão baixo, com um horário de partida definido para as 7h:

• O carro começa a carregar (para mim foi por volta das 3h)
  • O carro conclui o carregamento (por volta das 6h)
  • O carro frequentemente inicia/para o carregamento a cada poucos minutos até as 6h50 (já está no SOC alvo desejado) e então o controle climático começa às 6h50
  • O carro termina o carregamento e CC às 7h
Então, no geral, funciona, mas para mim teria feito mais sentido se o carro pudesse, em vez disso, calcular (talvez puxando uma pequena quantidade de carga) a energia que o carregador pode fornecer e, em seguida, calcular quando (aproximadamente) ele deve começar a carregar para que o carregamento possa começar em um horário mais adequado para que haja apenas uma sessão de carregamento.

Como resultado da implementação atual, recebi vários pings do Bluelink durante a madrugada do início/conclusão do carregamento (escolhi que o Bluelink substituísse o DND noturno no meu telefone para que, caso haja algo importante, eu o ouça/veja).

Além disso, minha preocupação é que, se o SOC fosse menor e o carro ainda começasse a carregar às 3 da manhã, o carro pode não ter atingido meu SOC desejado no momento em que saí - divulgação completa, não tive a chance de testar esse cenário.

Interessado em saber as opiniões/pensamentos de outros sobre isso - quero dizer, funciona, o que é ótimo, mas, na realidade, essa implementação não me parece tão sensata/eficiente. Além disso, seria ótimo se pudéssemos apenas programar o CC e conectar o carro sem precisar programar uma carga desnecessária.

Obrigado a todos!

Adam
As notificações podem ser desativadas em - Utilitários (símbolo de sanduíche) - Configuração (roda dentada) no Bluelink. Isso resolverá ser alertado à noite. Quanto a não estar totalmente carregado, você precisará calcular quando começar a carregar para garantir que sempre tenha o SOC desejado. Você pode usar o seguinte:

Horas necessárias = (Estado final - SOC) / Taxa de carregamento

aqui está um exemplo

Horas = (80%X77,4KW - 20%X77,4KW)/7,2KW/h = 6,45 horas

assumindo bateria de 77,4 KW e carregador de nível 2 de 7,2 KW. Modifique para suas condições.

Então, se você nunca tiver o SOC abaixo de 20% e quiser 80% SOC todas as manhãs, programar o carregamento pelo menos 6,45 horas antes da partida o levará com confiança todas as manhãs com a carga pretendida. Espero que isso ajude.

• Like
Reactions: Thor Carlson
#7 ·
As notificações podem ser desativadas em - Utilitários (símbolo de sanduíche) - Configurações (roda dentada) no Bluelink. Isso resolverá o problema de ser alertado à noite. Quanto a não estar com carga total, você precisará calcular quando começar a carregar para garantir sempre o SOC desejado. Você pode usar o seguinte:

Horas necessárias = (Estado final - SOC) / Taxa de carregamento

isso é um exemplo

Horas = (80%X77.4KW - 20%X77.4KW)/7.2KW/h = 6.45 horas

assumindo uma bateria de 77,4 KW e um carregador de nível 2 de 7,2 KW. Modifique para suas condições.

Então, se você nunca tiver o SOC abaixo de 20% e quiser 80% de SOC todas as manhãs, programar o carregamento pelo menos 6,45 horas antes da partida garantirá que você saia todas as manhãs com a carga pretendida. Espero que isso ajude.
Obrigado pelo conselho sobre as notificações, essa é uma boa ideia!

Em relação aos cálculos - eu defini a hora de partida, então o carro deveria fazer isso :-( Quero dizer, pessoalmente, eu pensei que esse era o objetivo de agendar uma partida

Caso contrário, não tenho como fazer isso, pois não acho que meu carregador tenha a funcionalidade de configurar o carregamento atrasado - mas, se possível, prefiro que o carro gerencie isso para mim do que ter que fazer meus próprios cálculos (preguiçoso, eu admito :)

#9 ·
Ambos os sistemas funcionam para mim (separadamente). Tenho o meu carregamento programado para começar logo após a meia-noite e terminar às 6 da manhã. Isto é mais do que suficiente e o carro para de carregar no ponto em que atinge a percentagem alvo (80 ou 100%). Geralmente não preciso do pré-condicionamento do clima, mas em dias muito frios, inicio o clima remotamente usando o Bluelink quando acordo. Depois de meia hora, o carro está absolutamente quente o suficiente, e geralmente não saio de casa até 1 hora depois de acordar. Tempo de sobra. Então, carregamento programado no carro - clima manual via Bluelink. Tenho a minha partida definida para as 9h todos os dias sem qualquer razão em particular, é apenas uma hora aleatória que me permite definir o carregamento programado entre a meia-noite e as 6h.

#10 ·
Ambos os sistemas funcionam para mim (separadamente).
Tenho o meu carregamento definido para começar logo após a meia-noite e terminar às 6 da manhã. Isto é mais do que suficiente e o carro para de carregar no ponto em que atinge a percentagem alvo (80 ou 100%).
Normalmente não preciso do pré-condicionamento do clima, mas em dias muito frios ligo o clima remotamente usando o Bluelink quando acordo. Depois de meia hora, o carro está absolutamente quente o suficiente, e normalmente não saio de casa até 1 hora depois de acordar. Tempo de sobra.
Então, carregamento programado no carro - clima manual via Bluelink.
Tenho a minha partida definida para as 9h todos os dias sem qualquer razão em particular, é apenas uma hora aleatória que me permite definir o carregamento programado entre a meia-noite e as 6h.
Essa é uma boa abordagem - a minha única razão para usar o clima programado era que eu pensava que se o carro não estivesse a carregar no momento em que o clima é ligado, a bateria seria usada para alimentar os aquecedores em vez da rede elétrica - não é grande coisa, eu acho, pois só dura 10 minutos, mas se você for fazer uma viagem longa e quiser maximizar a autonomia, então você potencialmente vai querer usar a rede elétrica para isso.

#12 ·
Alguém sabe se a estimativa "tempo para carregar" do bluelink é baseada em 100% ou no máximo predefinido que defini (80%)?
TIA
A minha estimativa muda se eu alterar as configurações de 80% para 100%. Presumivelmente, também mudaria o tempo para carregar para uma estimativa de tempo menor se eu alterasse as configurações para um máximo de 50%.