Concordo que é irritante que o carro não ligue/permaneça em iPedal como padrão se essa for a maneira como você tem dirigido antes de dar ré, estacionar, etc. Eu certamente gostaria que fosse assim e encorajaria outros a continuar a fazer barulho para a Hyundai sobre essa falha menor, mas irritante. Dito isso, ele só volta para L3 (pelo menos na minha experiência), que é a segunda melhor coisa depois de iPedal e não é dramaticamente diferente (em oposição ao L0 de roda livre total), então acho que é um exagero dizer que é um problema de segurança significativo. Se você o considera inaceitavelmente perigoso, sugiro que fique em L3 o tempo todo.
Pode ser que haja algum problema de design relacionado à transmissão que não permite que o carro vá direto para iPedal a partir da partida, ré, etc. Notei que, às vezes, em L3, logo após sair de casa, ele não me permite mudar para iPedal em certas condições, quase sempre quando estou no processo de diminuir a velocidade para uma placa de pare ou um sinal vermelho. O carro exibe uma mensagem sobre as condições de direção iPedal não serem atendidas ou algo assim. Em vez de ser apenas uma falha de interface do usuário estúpida para redefinir para L3 após a marcha à ré, etc., talvez isso esteja acontecendo porque o carro acredita, por qualquer motivo, que as condições iPedal também não são atendidas. Isso ainda parece uma falha, é claro, mas pode ser mais complicado de corrigir do ponto de vista da engenharia do que muitos de nós gostaríamos.