Hyundai IONIQ Forum banner

Primeira vez proprietário de VE - Dicas para uma viagem de 9 horas (Reino Unido) necessária!

4.3K views 35 replies 10 participants last post by  Leafocaster  
#1 ·
Olá pessoal,

Acabei de comprar um 2020 Ioniq Premium SE 38Kw que estou ansioso para pegar nas próximas semanas. Moro na Irlanda do Norte e estou pegando o carro no sul de Londres. Estarei pegando a balsa de volta de Stranraer, na Escócia. São aproximadamente 9 horas ou 450 milhas. Esta será a viagem mais longa que farei neste carro e será a primeira! Então, para alguém que nunca teve um VE, eu realmente apreciaria alguma ajuda para planejar a viagem.

1) O navegador integrado é útil para navegação e ele me pedirá para navegar até uma estação de carregamento ou é melhor usar o Android Auto? Ele suporta o Android Auto sem fio? Seria muito útil se fizesse isso, mas certamente não é essencial para esta viagem em particular.
2) Existe um planejador de rotas que posso usar para planejar a viagem com antecedência para que eu possa traçar quais estações de carregamento são as melhores para usar? Imagino que 3-4 cargas seriam suficientes?
3) Existem estações de carregamento que devo evitar por causa de custos elevados ou você recomenda alguma?
4) Os tempos de espera são comuns nas estações de carregamento? Isso é fundamental porque terei talvez 13-14 horas no total para fazer a travessia da meia-noite. Pretendo estar na concessionária em primeiro lugar e sair por volta das 10-11 da manhã para começar minha viagem.
5) É melhor descarregar para, digamos, 10% e carregar para 80% para obter o máximo de alcance/economia de tempo? Parece que leva muito mais tempo para carregar de 80% a 100%, então isso pode me economizar tempo, mesmo que signifique uma parada extra.
6) Existem problemas potenciais com "coldgate" (carregamento rápido lento) ou isso só ocorre em clima muito frio? Eu estarei ferrado se isso for um problema.
7) Não acho que isso seja essencial, mas devo configurar o Bluelink antes de partir? Pode ser útil verificar a carga da bateria se eu fizer uma pausa enquanto o carro está carregando, e assim saber quando retornar.
8) Existem rodovias ou áreas que devo geralmente evitar devido ao tráfego/congestionamento na viagem para o norte?
9) Esta pode parecer uma pergunta boba, mas é algo que ainda não entendo. É provável que eu seja pego na zona ULEZ expandida e os VEs são completamente excluídos de quaisquer possíveis cobranças? Como isso funciona exatamente?
10) Qualquer outra ajuda que você possa fornecer ou que eu possa ter perdido é muito apreciada. Obrigado! :)

#2 ·
Bem-vindo.
Você pode usar planejadores de rotas de aplicativos no ZapMap ou A Better Route Planner - eles lhe darão muitas opções de pontos de carregamento e rotas (por exemplo, evitar pedágios, etc.)
Se o sistema de navegação do carro foi mantido atualizado (cerca de 6 meses), ele será bastante preciso e improvável de causar dores de cabeça.
Quando fiz viagens longas de carro na Inglaterra, descobri que os pontos de carregamento Gridserve (quase todos os postos de serviço nas rodovias) funcionam facilmente - basta conectar e usar o cartão contactless para começar.
Eu trabalho com o princípio de recarregar sempre que quero (até 80%), caso contrário, você pode começar a ficar ansioso com a autonomia ou chateado quando o ponto de carregamento já estiver em uso. . . A paciência é necessária como uma pessoa EV.
Bluelink é útil, mas o carro informa (na tela do painel) quanto tempo levará para atingir o nível de carga desejado.
Acima de 80% o carregamento diminui para um ritmo muito lento - então eu raramente defino mais alto.
Relaxe e espero que você tenha uma ótima viagem.

#3 ·
Obrigado pela resposta @catstevecam Tenho visto o mapa da Gridserve e eles parecem ter muitos carregadores disponíveis ao longo da rota. Eles cobram a mesma taxa fixa por kWh ou variam como gasolina/diesel? Já me inscrevi no Zap-Map e estou lendo algumas informações muito úteis lá. Também dei uma olhada rápida no A Better Route Planner, mas o aplicativo não recebe classificações muito boas, pelo menos no Android. Vou dar outra olhada nele de qualquer maneira. Obrigado!

#6 ·
Eu sugiro que você faça algum (não, muito) planejamento prévio de sua rota, paradas e cobranças. A principal "regra" que eu seguiria é sempre pretender parar em algum lugar onde haja contingência; nomeadamente onde você tem outras oportunidades de carregamento por perto (e sempre dentro do seu alcance) - em caso de filas, falhas, etc. Não deixe para o último "minuto".

Ao fazer isso, eu não confiaria em uma única fonte de dados de pontos de carregamento; ainda não encontrei um (por favor, me avise se houver um) que seja 100% preciso. Então, eu costumo usar vários - e assumir a pior posição indicada por eles juntos (por exemplo, se um oferece um carregador e outro não - então eu assumiria "não"). Depois de ter um plano - envie esses locais para a navegação do carro usando o BlueLink.

Não confie na autonomia estimada do carro. É um cálculo baseado no histórico recente de condução e, portanto, o consumo e o seu uso podem ser diferentes. Isso pode significar que o consumo real (e, portanto, a autonomia) é pior ou melhor do que a estimativa.

Maximize sua autonomia navegando na autoestrada a, digamos, 60 mph em vez de 70. Isso pode significar uma diferença de 20 milhas em uma bateria cheia e não adiciona muito tempo. Não use ar condicionado ou aquecimento, a menos que você absolutamente precise. Se estiver muito quente - ligue a ventilação do assento antes de usar o ar condicionado. Muito frio - aqueça o assento de preferência à cabine.

Se você tiver motivos para fazer uma parada não planejada (por exemplo, para suas próprias necessidades), tente fazer uma recarga - mesmo que não esteja completa. Cada pedacinho adiciona alcance e, portanto, a distância que você pode percorrer antes de ter que parar novamente.

Este carro NÃO é absolutamente um carregador rápido em nenhuma circunstância. Da mesma forma, é extremamente eficiente, então o número real de kWh que você precisa alimentá-lo será menor do que quase qualquer outro. Espere que - mesmo entre 20-80% - leve provavelmente mais de 30 minutos.

Meu entendimento do ULEZ é que - como um veículo de emissão zero, você pode ir onde quiser sem formalidades. Mas observe que também existe uma zona central de cobrança de congestionamento e isso é muito diferente. Mantenha distância.

Quanto às estradas - na minha experiência (então - muito E&OE), para dirigir/fazer progresso - a A1 é preferível à M1, embora ambas possam ter seus momentos - e, sendo autoestradas, uma vez que você está nela, você não pode sair. Mas não posso dizer que os carregadores de EV sejam tão abundantes; Eu sei que há um bom número.

#7 ·
a A1 é preferível à M1
Parece que a rota começará na M25 em direção a Birmingham. O que me preocupa é quando e onde vou encontrar tráfego intenso. Essa é provavelmente a hora ideal para carregar, mas talvez esse seja o pensamento por trás de muitos outros proprietários de EV. Como um novato em EV, não sei se pode haver problemas com a disponibilidade.

Estarei pegando o carro perto de Leatherhead e espero sair até as 10 ou 11 da manhã, no máximo. A navegação é à meia-noite. A viagem deve durar 8-9 horas. Com cerca de 3 horas de carregamento, isso deve me deixar uma ou 2 horas. No pior dos casos, perco a balsa e pego a próxima às 4 da manhã.

#13 ·
Não sei se os gostos do Zap-Map obtêm suas atualizações de usuários ou da rede de carregamento real.
Eu acho que partes dele são supostamente dados ao vivo de provedores - mas você nem pode confiar nisso. Exemplo: uma tomada PodPoint perto daqui estava mostrando como disponível pela PodPoint dois anos após ter caído e, o que é importante, dois anos depois de ter se comunicado pela última vez com seu servidor. (Na minha opinião, isso deveria ter soado um alarme.)
A viagem mais longa que tenho, acho que é de 138 milhas entre o carregamento, então espero que seja o suficiente se eu dirigir com sensatez.
Deve ser facilmente viável, especialmente se você garantir que está com pelo menos 80% quando sair da parada anterior.
..assentos...ventilação fria....Isso faz muita diferença no consumo de energia em relação ao ar condicionado?
Muito, muito menos consumo de energia. É apenas um conjunto de ventiladores. Sem resfriamento real. Mas ainda ajuda em temperaturas menos que insuportáveis. Também - ventilador da cabine, mas ar condicionado desligado (se suportável).
Espero que o problema do "coldgate" não seja uma coisa aqui, pois parece afetar apenas climas muito frios.
Coldgate não será um fator, eu acredito.
O que me preocupa é quando e onde vou pegar trânsito intenso. Esse é provavelmente o momento ideal para carregar, mas talvez esse seja o pensamento por trás de muitos outros proprietários de VE. Como um novato em VE, não sei se pode haver problemas com a disponibilidade.
Trânsito intenso - pode haver alguma previsibilidade com base na hora do dia, etc., mas sempre há o fator aleatório.

#9 ·
Uau, esse é um plano ambicioso! Tenho certeza de que ficará tudo bem, mas não acho que muitas pessoas seriam tão ousadas!

Eu acho que o Android Auto requer um cabo. Eu não confiaria na navegação embutida, pode ser que não tenha sido atualizada há algum tempo. A nossa certamente não foi (acho que os mapas do nosso bairro estavam desatualizados em relação ao carro há alguns anos...) Por outro lado, dirigir na rodovia para uma balsa é o mais fácil possível, apenas com base nas placas.

Talvez alguém aqui possa me apoiar nisso: mas tenho a impressão de que quando comprei, meu Ioniq 2017 ia de "30 km de alcance" para "--- de alcance" assim. Isso é assustador, mas acho que de alguma forma foi atualizado para dar uma estimativa adequada até 5 km ou mais. Seu Ioniq recém-comprado ainda pode ir para "---" cedo. Se você descarregar a bateria, ela entrará no "modo tartaruga" e reduzirá a energia disponível. Isso piora quanto mais você descarrega a bateria, mas mesmo no início eu diria que dirigir no modo tartaruga na rodovia é inseguro.

O carregamento DC é muito rápido, duvido que parar em 80% seja benéfico para o seu tempo total de viagem se isso significar uma parada extra em sua jornada. Mas, por favor, considere também sua própria fadiga: se você não dirigir muito rápido, seu corpo provavelmente precisará recarregar antes que seu carro o faça.

Edição: também peça ao vendedor para inflar os pneus corretamente para você. Isso pode fazer uma grande diferença. Provavelmente há algo neste fórum sobre a pressão ideal para "hypermiling".

#10 ·
Boa sorte e aproveite o seu Ioniq
Obrigado! :)

Mas por favor, considere também a sua própria fadiga: se não conduzir muito rápido, o seu corpo provavelmente precisará de recarregar antes do seu carro.
Obrigado por isso. Sim, 8-9 horas é uma viagem e tanto. Até agora, acho que tenho 3 paragens, mas provavelmente vou parar 1-2 vezes mais do que isso, apenas para uma pausa rápida na casa de banho e um café ou algo assim. Talvez até mais 10-15 minutos de carregamento durante estas paragens curtas não fizesse mal :)

Edição: peça também ao vendedor para encher corretamente os pneus. Isso pode fazer uma grande diferença. Provavelmente há algo neste fórum sobre a pressão ideal para "hypermiling".
É um concessionário principal da Hyundai, por isso espero que eles garantam que os pneus estão devidamente enchidos, mas obrigado. Definitivamente, vou lembrá-los de fazer isso. Os pneus parecem estar em ótimo estado, pelo menos.

Estou ansioso pela viagem. Se eu puder sair do concessionário às 10h, isso me dá 14 horas para pegar a balsa da meia-noite. 8-9 horas de condução e 2,5-3 horas de paradas para carregar devem, esperançosamente, me dar tempo suficiente. Se eu perder a balsa da meia-noite, vou apenas colocar o banco do motorista de volta por todo o caminho para dormir por algumas horas e pegar a balsa das 4 da manhã. Posso estar atrasado para o trabalho naquela manhã :D

#11 · (Edited)
Estou em Winchester, recentemente fiz uma viagem a Galway e Irlanda do Norte no meu 38. Fui via Fishguard, fiquei durante a noite em acomodação em/perto de Rosslaire, o que funcionou perfeitamente. Saí de Winch por volta das 6 da manhã, cheguei a F'gd por volta do meio-dia para o ferry da tarde chegando por volta das 5, perfeito para descanso noturno. A Irlanda tem excelentes autoestradas com Rapids decentes nelas, embora estivéssemos de férias e as evitássemos e fôssemos pelo interior para perto de Galway. Uma semana depois, fomos de carro para Kesh para a segunda semana aqui. Muitas cidades têm 1-3 Rapids, estes parecem ser pouco utilizados, por isso funcionaram bem. Carregar é mais barato na Irlanda!

Para sua informação, aqui está a curva de carregamento 38. Melhor taxa até 60% SOC, depois cai para 33 kW. Se a bateria estiver fria, ela carregará a cerca de 33kW de vazio até 60%, então reserve uma hora para uma recarga realmente grande.

• Like
Reactions: IoniqV
#12 ·
Obrigado! Eu absolutamente planejo fazer algumas viagens para o sul da Irlanda em algum momento e é bom saber que a rede de carregamento é boa por lá. Não parece ser muito boa na Irlanda do Norte, mas, honestamente, não procurei muito, considerando que quase todo o meu carregamento será feito em casa. Planejo instalar um carregador doméstico adequado de 7kW quando nos mudarmos de casa, espero que nos próximos meses. Por enquanto, terei que usar o cabo "granny", mas ainda é mais barato do que os carregadores rápidos. O carregamento rápido na Irlanda do Norte custa atualmente cerca de 55p por kWh. Pelo menos se o Zap-Map for preciso!

#14 ·
Exemplo: uma tomada PodPoint perto daqui estava mostrando como disponível pela PodPoint dois anos depois que ela caiu
Uau. Isso é totalmente ridículo. Não há desculpa para isso. Podpoint direto na lista de merda para mim.

Deve ser facilmente factível, especialmente se você garantir que está com pelo menos 80% quando sair da parada anterior.
Obrigado. Defini a carga máxima para 80% em cada parada ao planejar a rota, mas posso ir alguns por cento acima disso, dependendo do tempo.

Coldgate não será um fator, eu acredito.
Bom saber! Minha bateria estará bastante ativa por várias horas, obviamente, então espero que esteja em uma temperatura agradável em cada parada de carregamento.

Muito, muito menos uso de energia.
AC desligado então! Eu nunca usei um assento com ar frio antes, então será interessante experimentá-lo.

Tráfego intenso - pode haver alguma previsibilidade com base na hora do dia, etc., mas sempre há o fator aleatório.
É por isso que fiz preparativos se não puder pegar a balsa da meia-noite, posso pegar a próxima, ou mesmo a próxima depois dessa. Devo conseguir confortavelmente se a viagem correr conforme o planejado, mas fatores externos como, atraso na concessionária por vários motivos de papelada, tráfego imprevisto, problemas no veículo (espero que não!) e assim por diante.

#19 ·
Como você conseguiu esse gráfico? Estou definitivamente interessado em fazer isso sozinho. Existe algum aplicativo de terceiros que eu possa usar junto com um dongle Bluetooth ODB2? Obrigado!
Originalmente uma curva Fastned, com muita edição minha para refletir a mudança recente para BMS no 38, e minha própria experiência. Adicionarei uma nota de crédito a essa postagem! Veja este link útil para um monte de informações como essa!
https://support.fastned.nl/hc/en-gb/sections/4428932764573-Vehicles

• Like
#16 ·
Um planejador de rotas melhor usa este gráfico e pedirá que você carregue até 60, 65 ou 70%.
Na configuração, ajuste a velocidade máxima para descobrir que 110 km/h é a velocidade mais rápida para viagens longas.
Nas configurações, defina a quantidade mínima de carregadores em uma estação para 2 para evitar ficar preso em um carregador quebrado.
Nas férias, faço essas distâncias sem problemas. Simule o restante da viagem no abrp, exporte os destinos para o Google Maps e exiba com o Android Auto.

Sucesso,
Johan ioniq2020

#17 ·
Uau, muitos posts! Algo que ninguém mencionou é: Quando estiver numa autoestrada com subidas/descidas, mantenha a posição do pé constante no pedal ao subir - não mantenha a sua velocidade constante (se for seguro fazê-lo). Deixe-a cair alguns km/h e recupere-a ao descer a inclinação. É por isso que o controlo manual do acelerador é superior ao controlo de cruzeiro. Irá claramente aumentar a sua autonomia disponível. Além disso, não exceda a velocidade. Qualquer coisa acima de 100 km/h reduz significativamente a autonomia. Chegue vivo. (e com carga restante!)

#18 · (Edited)
Um planejador de rotas melhor usa este gráfico e pedirá que você carregue até 60, 65 ou 70%.
Obrigado. Talvez eu esteja sendo bobo aqui, mas como o ABRP sabe a taxa exata de carregamento? Você pode emparelhá-lo com um dongle Bluetooth? Não estou familiarizado com o aplicativo.

Nas férias, faço essas distâncias sem problemas. Simule o restante da viagem no abrp, exporte os destinos para o Google Maps e exiba-os com o Android Auto.
Obrigado! Eu estava me perguntando como a navegação funciona com Zap-Map/ABRP. Então, a ideia é exportar a viagem para o Google Maps? Por curiosidade, o ABRP avisa se a próxima estação de carregamento em sua rota está totalmente ocupada ou é por sorte?

Mantenha a posição do pé constante no pedal ao subir - não mantenha sua velocidade constante (se for seguro fazê-lo). Deixe cair alguns MPH e recupere-o descendo a rampa.
Eu planejo usar o controle de cruzeiro o máximo possível, mas presumo que, pelo que você está dizendo, é para ignorá-lo nas partes de subida da rodovia, aumentando alguns mph. Minha velocidade de cruzeiro planejada é de 65 mph, mas posso adaptá-la para cima ou para baixo, dependendo do tempo e da eficiência projetada.

Além disso, não acelere. Qualquer coisa acima de 65 mph reduz significativamente o alcance. Chegue vivo. (e com carga restante!)
Eu não corro de qualquer maneira :). 65 mph deve ser mais do que rápido o suficiente, desde que não haja grandes catástrofes de trânsito ao longo da rota. Obrigado!

#27 ·
Não, não mantenha sua velocidade constante em subidas. Mantenha a posição do pé no acelerador relativamente inalterada. O controle de cruzeiro tenta manter a velocidade constante. Você não quer isso... não precisa. Deixe cair alguns km/h e recupere a velocidade descendo a colina. O ABRP pode não funcionar no Reino Unido. É o principal planejador de rotas aqui nos Estados Unidos. Você configura seu perfil nele primeiro... ditando muitos parâmetros para que seja o mais preciso possível. É um excelente programa.

#20 ·
A taxa de carregamento é inferior à que a maioria dos carregadores pode fornecer, um carregador de 50kW serve, os carros mais recentes preferem os mais rápidos. Abrp conhece a potência dos carregadores dc. O seu carro irá mantê-lo informado sobre a taxa, % da bateria e tempo para definir % ou 80%. Acho que parar uma sessão de carregamento é mais fácil ao diminuir o limite de carregamento dc.

Eu uso abrp sem dongle. Funciona bem para mim. Você também pode usar abrp no Android Auto, mas isso não é gratuito. Fique de olho na diferença entre a distância a percorrer e o guesômetro de distância (irá ajustar-se com um atraso aos seus hábitos de condução).
Pena que não se possa definir a temperatura e a velocidade/direção do vento na versão gratuita, usa o tempo típico da época do ano e do local.

Verifique os pneus do seu carro. Se não tiver pouca energia, época errada, consumirá mais eletrões. (Comprei o meu perto de Lyon em tempo de congelamento com pneus de inverno baratos ... enquanto o norte da França ainda era um deserto de carregadores ... muito melhor hoje em dia)

Estude com antecedência a disponibilidade média de aplicações gratuitas como o Shell Recharge para ter uma ideia.

Obtenha um cartão de carregamento gratuito (não significa eletrões grátis) para evitar inúmeras sessões de inscrição para cada marca de estação de carregamento. Não tente encontrar os mais baratos na primeira viagem.

Nas configurações do abrp, bloqueie os carregadores que não funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Como o tempo de viagem mais rápido (incluindo o carregamento) é a 110 km/h nas autoestradas, há espaço para descer a colina (use as patilhas) acelerando um pouco. A travagem regenerativa irá gerar algum calor residual na eletrónica de potência que pode evitar, a travagem mecânica gera apenas calor.

Se estiver a conduzir sozinho, use apenas o arrefecimento/aquecimento apenas do condutor.

Recolha-o com 100% de carga, certifique-se de que vem com um cabo de carregamento ac e um cabo de carregamento granny. Como em qualquer carro, verifique os níveis de fluido antes de sair. Leia o manual do utilizador com antecedência.

Espere após as primeiras sessões de carregamento 15 a 20' a cada 60 a 80 minutos. Perfeito para pequenas paragens.

Sucesso

#21 ·
Eu uso abrp sem dongle. Funciona bem para mim. Você também pode usar abrp no Android Auto, mas isso não é gratuito. Fique de olho na diferença entre a distância a percorrer e o estimador de distância (irá ajustar com um atraso aos seus hábitos de condução).
É uma pena que você não possa mais definir a temperatura e a velocidade/direção do vento na versão gratuita, ela usa o clima típico da época do ano e do local.
ABRP tem um teste gratuito de 14 dias. Como esta é uma viagem única, provavelmente seria sensato para mim aproveitar isso. Vou me inscrever no teste assim que tiver uma data confirmada e isso me dará acesso às opções premium. Deve ser nas próximas semanas.
Verifique os pneus do seu carro. Se não for baixa energia, estação errada, você consumirá mais elétrons.
Os pneus parecem ser os pneus específicos Michelin EV, mas vou verificar isso novamente com o revendedor.
Obtenha um cartão de carregamento gratuito (não significa elétrons grátis) para evitar inúmeras sessões de inscrição para cada marca de estação de carregamento.
Das paradas que planejei, todas aceitam pagamento por contato, exceto a última na Escócia, mas essa pode ser facilmente paga online. Existe algum cartão de carregamento do Reino Unido que valha a pena obter e que seja mais conveniente? Eu não sei absolutamente nada sobre isso.
Nas configurações do abrp, bloqueie os carregadores que não funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Eu nem sabia que havia uma opção para isso. Obrigado! Acabei de olhar para trás na minha viagem planejada e, felizmente, todas as paradas de carregamento parecem ser 24 horas por dia, 7 dias por semana. Vou verificar isso três vezes para ter certeza.
Como o tempo de viagem mais rápido (incluindo o carregamento) é de 110 km/h nas rodovias, há espaço para descer a colina (use as aletas) acelerando um pouco.
Então, usar as aletas para desengatar qualquer regeneração ao subir/descer colinas e usar os pedais? Isso faria uma diferença significativa na autonomia? Obrigado.
Pegue-o 100% carregado, certifique-se de que ele vem com um cabo de carregamento CA e um cabo de carregamento granny. Como em qualquer carro, verifique os níveis de fluido antes de sair. Leia o manual do usuário com antecedência.
O revendedor já me garantiu que o carro será totalmente carregado, lavado e revisado na coleta, então espero que todos os níveis de fluido sejam verificados. Vou perguntar a eles de qualquer maneira e também garantir que eles definiram a pressão correta dos pneus. Obrigado pelos seus comentários úteis! :)

#22 ·
Das paragens que planeei, todas aceitam pagamento por contacto, exceto a última na Escócia, mas essa pode ser facilmente paga online. Existe algum cartão de carregamento do Reino Unido que valha a pena obter e que seja mais conveniente? Não sei absolutamente nada sobre isso.
Pode inscrever-se no cartão ChargeMyHyundai, que tem muitos Rapids europeus. O de pré-pagamento, penso que adiciona uma taxa de cobertura de 50p ao custo do Rapid. Vale a pena ter, pois é um cartão RFID, funcionou num Aldi 7kW Tipo 2 muito novo perto de Athlone, onde nada mais que eu tinha funcionou!
Também tenho o cartão Elli, que também não custa nada. Tenho o Chargemap principalmente para a França, mas funcionou num rapid perto de Rosslaire, onde outros cartões falharam! Às vezes pergunto-me o que se passa nos bastidores! Não é barato usar este cartão na Irlanda, no entanto!

Então, usar as patilhas para desengatar qualquer regeneração ao subir/descer colinas e usar os pedais? Isso faria uma diferença significativa na autonomia? Obrigado.
Ao conduzir numa estrada nominalmente plana, sem controlo de cruzeiro, velocidade constante, os pequenos solavancos significam que o seu pé sobe e desce um pouco no pedal. Portanto, é provável que tenha comandos microscópicos de acelerar-desacelerar-acelerar a ir para o motor. Essa desaceleração implica regeneração, pelo que quanto maior for a sua configuração de regeneração, maior será a flutuação de travagem e corrente.

A regeneração é ineficiente, não recupera 100% do que entra na bateria, por isso é melhor não colocar essa energia extra no motor em primeiro lugar. Portanto, regen=0 minimiza essas perdas acidentais e minúsculas, e também o incentiva a ir até aos semáforos, abrandando naturalmente, em vez de ir até eles e travar com força. Suavidade e aceleração mínima são bons objetivos. Daí a dica sobre aliviar ao aproximar-se do topo da colina, recuperando essa velocidade mais tarde ao descer novamente. Exatamente como num carro a gasolina, tentando minimizar a gasolina queimada. O controlo de cruzeiro funciona bem para manter a velocidade constante, mas não consegue antecipar o cume das colinas, o trânsito parado à frente, etc.

Escolha da velocidade - achamos que Ioniq 28/38 a 40 mph em terreno plano usa aproximadamente a mesma energia para superar a resistência ao rolamento dos pneus que a resistência ao vento. RR aumenta muito ligeiramente com a velocidade, não é um grande problema.
A resistência ao vento aumenta enormemente, com o quadrado da velocidade.

Então, a 40 mph, digamos que está a usar 1 unidade de energia para RR durante a viagem e 1 para o vento, um total de 2 unidades usadas.
A 60 mph, usará talvez 1,1 unidades RR, mas (6*6)/(4*4) unidades de vento, chame-lhe 2 unidades. Total de 3 unidades usadas na viagem.
A 70, usará (7*7)/(4*4) unidades de vento, chame-lhe 3 unidades, então um total de 4 unidades para toda a viagem.

Estas são figuras aproximadas, mas tem a ideia. Conduzindo na Irlanda recentemente com uma velocidade máxima de 45, estava a obter 7 milhas/kWh nas estradas do país!

Então, tento manter a minha velocidade máxima no meu limite escolhido. Digamos 64 no velocímetro, cerca de 60 reais para o satnav TomTop.
Se estiver a descer uma longa encosta, é tentador definir regen=0 e deixar o carro acelerar até 74 (70 reais), por exemplo.

Mas isso é um desperdício, pois essa alta velocidade está a custar-lhe muito mais perda de vento, por isso é melhor aumentar a regeneração para manter 60 na descida. Dessa forma, colocou um pouco de energia de volta na bateria que teria perdido.
Ok, para a última parte da descida, posso ajustar para regen=0 e deixar o carro acelerar até 70 por alguns momentos, não fará muita diferença, e pode ser ligeiramente mais eficiente armazenar essa explosão final como energia cinética no aumento da velocidade do carro, em vez de convertê-la em eletricidade e depois de volta para o movimento alguns segundos depois.

Os ventos de proa são más notícias - um vento de proa de 10 mph significa que os seus 60 mph reais escolhidos são 70 mph em relação ao vento, por isso muito perdedor! Idealmente, reduziria para 50 mph, para restaurar essa velocidade de cruzeiro de 60 mph planeada em relação ao vento. Mas isso nem sempre é conveniente!
Por outro lado, um vento de cauda é uma ótima notícia! :) Torna esses 60 mph super-eco! :):)

As perdas elétricas em motores, fios, etc., aumentam com o quadrado da corrente que tira, por isso a aceleração forte pode levá-lo à mesma velocidade que a aceleração lenta, mas é provável que lhe custe mais em perdas térmicas nos fios. Então, novamente, a aceleração super-suave evita isso, reduz o desgaste dos pneus, geralmente menos stress para si e para o carro, coisas boas em geral.

Puxe e segure a patilha esquerda no 38 leva o carro a uma paragem completa, de alguma forma parece conseguir manter o carro em paragens em subidas sem usar os discos e sem qualquer corrente utilizada - não sei como eles conseguem isso! Mas é um pouco instável em descidas, sempre dá uma desaceleração forte, mas essa paragem final é bastante aleatória! Por isso, deixe muito espaço à frente e esteja preparado para pressionar o pedal do travão! Na prática, quase nunca uso o pedal do travão, em vez disso, gosto de brincar com as patilhas de regeneração para desacelerar e parar o carro, mantém o meu cérebro ativo e é divertido! Quem precisa de um Xbox?

Os discos traseiros praticamente não são usados e é provável que enferrujem por causa disso. Então, quando está molhado e depois de lavar o carro, dou a volta ao quarteirão, certifico-me de que a estrada está livre atrás, seleciono N para que não seja permitida a regeneração e pressiono o pedal do travão. Isso força o carro a usar todos os 4 discos, por isso seca-os e polia-os. Vale a pena fazer isso a cada poucas semanas de qualquer maneira, apenas para manter a ferrugem traseira à distância.

• Like
#23 ·
Obrigado. Talvez eu esteja sendo bobo aqui, mas como o ABRP sabe a taxa de carregamento exata? Você pode pagar com um dongle Bluetooth? Não estou familiarizado com o aplicativo.
Ele não saberá a taxa de carregamento exata, mas tem um tempo de carregamento típico para atingir um SOC esperado durante o planejamento, mas você pode obter a versão premium que pode se conectar via OBD para obter SOC e velocidade em tempo real durante a condução, para que possa atualizar a viagem, se necessário. Eu nunca usei isso.

Pense que existe uma lista de dispositivos compatíveis no site.

#26 ·
Mais uma: conhecer o abrp funciona melhor numa tela de computador. Depois de brincar com os recursos, você pode, é claro, usá-lo em um smartphone.
Tenho brincado com a interface no meu laptop e você está certo. É muito mais fácil traçar a rota. Parece muito mais útil do que eu pensava originalmente. Zap-Map parecia um pouco mais intuitivo, mas definitivamente há alguns recursos úteis no ABRP, embora com uma assinatura premium. Mesmo atualizar para premium por um mês ao fazer uma viagem longa como esta provavelmente vale a pena.

#29 ·
Leatherhead não é o ponto de partida ideal para entrar na M25 às 10h00 devido às obras na junção da A3. Pode perder bastante tempo a passar por lá. Conduzi de South London a Glasgow na semana passada no mesmo carro, uma viagem semelhante de 450 milhas, mas optei por sair à meia-noite, pois as estradas estavam muito movimentadas devido às greves ferroviárias. Acabou por ser um começo de pesadelo, pois a M25 estava fechada em alguns locais que eu não tinha verificado antes o_O Não vou dizer quanto tempo demorou, pois estava tão cansado que acabei por parar na maioria dos postos de serviço no caminho :D

Verifique se o concessionário atualizou o software de navegação, pois a última atualização inclui o estado de disponibilidade das estações de carregamento à medida que se aproxima delas, bem como a escolha de paragens de carregamento para a rota, se desejar.

#30 ·
Leatherhead não é o ponto de partida ideal para entrar na M25 às 10h devido às obras na junção A3. Pode perder bastante tempo a passar por lá. Conduzi de South London a Glasgow na semana passada no mesmo carro, uma viagem semelhante de 450 milhas, mas optei por sair à meia-noite, pois as estradas estavam muito movimentadas devido às greves ferroviárias. Acabou por ser um começo de pesadelo, pois a M25 estava fechada em alguns locais que eu não tinha verificado antes o_O Não vou dizer quanto tempo demorou, pois estava tão cansado que acabei por parar na maioria dos postos de serviço no caminho :D

Verifique se o concessionário atualizou o software de navegação, pois a última atualização inclui o estado de disponibilidade das estações de carregamento à medida que se aproxima delas, bem como a escolha de paragens de carregamento para a rota, se desejar.
Obrigado! Pergunto-me se o sistema de navegação me redirecionará para outra junção? Veremos.

Também lhes perguntei sobre a atualização do software. Estou a planear usar o ABRP com o Google Maps. Não sei se o ABRP tem a mesma funcionalidade de avisá-lo quando se aproxima da estação de carregamento se estiver cheia.

#31 ·
Alguém sabe se o sistema de navegação/infoentretenimento pode ser atualizado durante a condução? Eu estava pensando em fazer isso se, quando eu pegar o carro, ele estiver usando mapas/firmware desatualizados. Posso simplesmente usar a navegação no meu telefone para chegar ao primeiro ponto de carregamento e seguir em frente, mas só quero ter certeza de que posso usar o carro enquanto ele está sendo atualizado via USB. Já tenho isso em um pen drive pronto para atualizar.

#35 ·
Eu acho que a última atualização completa (junho de 2023?) demorou entre 30 e 40 minutos dentro do carro - embora eu não consiga imaginar fazer a atualização enquanto dirijo - talvez em uma parada de carregamento . . .
Sim, essa é a data da atualização atual que acabei de baixar e colocar em um pen drive USB. Suponho que eu poderia apenas esperar e fazê-lo na primeira parada de carregamento. Isso seria sensato, embora se o problema de tela ampla do Android Auto não for corrigido com qualquer atualização, eu poderia simplesmente fazê-lo desde o início de qualquer maneira. Caso contrário, isso só vai me irritar :D

#36 ·
Quanto tempo leva a atualização em média, se você se lembra? Obrigado!
Aproximadamente 45 minutos para a atualização do mapa e do sistema de infoentretenimento. Pode ser uma boa ideia instalar a atualização em uma de suas paradas de carregamento, pelo menos é o que eu faria.