A Hyundai Canadá acabou de me enviar a seguinte resposta:
Recebemos o seu pedido sobre como registar a sua esposa como segunda condutora no seu veículo. Infelizmente, este processo não pode ser feito porque apenas uma pessoa pode registar-se para um veículo. No entanto, se quiser que a sua esposa use o Bluelink no mesmo veículo, ela pode simplesmente descarregar a aplicação Bluelink no seu dispositivo e usar a mesma conta (informações de login) que você.
Isto é totalmente BS. O software e a aplicação do carro foram concebidos para ter um segundo condutor. Eu apontei isso para a Hyundai e o facto de que esta funcionalidade funciona em outros países. No entanto, duvido que eles respondam.
Embora esta não seja obviamente uma solução satisfatória, ela ajuda até certo ponto.
Na aplicação Hyundai BlueLink que estou a usar aqui no Reino Unido, há uma secção que se relaciona com o perfil do condutor, por exemplo, carregar uma imagem personalizada e outras configurações. Portanto, obviamente, esta parte não funcionará para a sua esposa se ela estiver a usar a aplicação BlueLink com as mesmas credenciais de login que você.
Mas para a maioria das coisas para as quais uso a aplicação BlueLink, o perfil do condutor não importa. Estes são o estado do carro, por exemplo, o nível de carga da bateria, a quilometragem restante, se as portas estão trancadas, etc., bem como a parte de 'controlo remoto' onde pode enviar comandos para o carro, por exemplo, para ligar o ar condicionado ou começar a carregar, etc.
Então, se você usar a solução oferecida pela Hyundai, sua esposa ainda terá a maioria das funcionalidades do aplicativo.
Como exemplo, fui às compras hoje com a minha esposa, separámo-nos no shopping e concordámos em nos encontrar no carro. Cheguei ao carro mais cedo do que a nossa hora marcada, então destranquei o carro com a aplicação BlueLink e esperei pela minha esposa enquanto estava sentado dentro do carro. Esta aplicação teria funcionado para nós, mesmo que ambos estivéssemos a usar as mesmas credenciais de login.
Quanto à aplicação do Canadá... se for a mesma aplicação para a América do Norte, ou seja, também para os EUA, então, possivelmente, a necessidade de inserir o VIN para cada conta de utilizador do BlueLink (que, como você salientou, não é necessário em outros lugares) deve-se a preocupações de segurança, dado que nos EUA os proprietários podem usar a aplicação como uma chave digital, algo que não podemos fazer por aqui. No meu caso, hoje mais cedo, consegui entrar no carro através da aplicação BlueLink, mas não consegui ligar o carro ou sair a conduzir.