Hyundai IONIQ Forum banner

Problemas com o Economizador de Bateria Auxiliar

13K views 10 replies 7 participants last post by  pablo_fil  
#1 ·
Olá a todos.

Estou desesperado com o serviço técnico da Hyundai e estou aqui para compartilhar com vocês o problema técnico para ver se aconteceu com algum de vocês.

Tenho um IONIQ 38kWh Klass (nível de acabamento mais baixo na Espanha) de outubro de 2020. Desde novembro de 2021 comecei a notar que a luz de carga da bateria auxiliar estava acendendo com frequência. Comecei a monitorar os dados e encontrei algo como o seguinte.

Image

São muitas cargas para uma bateria que é usada todos os dias por 60 km na rodovia. Depois de um tempo, também notei que a opção de ligar ou desligar a opção Economizador de Bateria Auxiliar não estava funcionando e estava esmaecida, como você pode ver no vídeo.

A fim de evitar comentar sobre o adaptador OBD, gravei um vídeo onde você pode ver exatamente o comportamento do gráfico acima, uma pena que a bateria da minha câmera de ação seja tão pequena.

Coincidindo com a manutenção de 30.000 km, relatei o problema a eles para que pudessem tentar resolvê-lo porque, embora não seja um problema que me impeça de usar o carro, tenho um carro na garantia e quero que ele esteja em perfeito estado de funcionamento. A partir daqui começa o absurdo dos mecânicos e da equipe de serviço da Hyundai.

Primeiro, o gerente da oficina me liga e me diz que "a janela aquecida está ligada". Além do fato de que não importa, porque quando eu desligo o carro, tudo deve desligar, eu digo a ele que não pode ser, porque eu quase não uso. Ele estava se referindo ao botão "Calor" para ativar o aquecimento. Anteriormente, quando eu disse a ele que não era a janela, ele disse: "sim, o desembaçamento...". Lembre-se, o gerente da oficina.

Depois de uma semana e meia, eles trocaram a bateria e me disseram que nunca tinham visto a luz do recuperador da bateria auxiliar acender.

Peguei o carro e na manhã seguinte lá estava ele de novo, a luzinha estava acesa. Pego os dados novamente e este é o resultado. Menos frequentemente, mas ainda o mesmo problema para um carro que é usado diariamente.

Image

O carro ficou na garagem por mais duas semanas, lembre-se, um carro na garantia por menos de dois anos, e os mecânicos são tão bons que pediram um novo painel de instrumentos (que deve custar muito dinheiro) e o problema ainda é o mesmo.

É claro que eles não têm as habilidades necessárias para analisar um problema, porque insistem em tratá-los como problemas independentes quando a relação parece óbvia: Ligar o economizador de bateria auxiliar e a opção de ativar/desativar essa funcionalidade desativada.

Eu queria saber se alguém teve um problema semelhante e, em caso afirmativo, como ele foi resolvido, porque, na verdade, estou ficando desesperado.

Saudações a todos.

Attachments

#2 ·
Meu pensamento inicial é que há uma descarga "vampiro" na bateria de 12V causada por algum componente elétrico que não desliga corretamente quando o carro é desligado. Se você pesquisar neste fórum, encontrará várias threads que discutem esse problema. Certamente não é normal que o protetor de bateria seja ativado mais de uma vez em 24 horas, embora eu acredite que os modelos mais recentes tenham tido uma atualização de software para que a bateria de 12V fosse recarregada 4 vezes em um período de 24 horas.

#3 ·
Meu pensamento inicial é que existe uma descarga "vampiro" na sua bateria de 12v causada por algum componente elétrico que não desliga corretamente quando o carro é desligado. Se você pesquisar neste fórum, encontrará uma série de tópicos que discutem esse problema. Certamente não é normal que o protetor de bateria seja ativado mais de uma vez em 24 horas, embora eu acredite que os modelos mais recentes tenham tido uma atualização de software para que a bateria de 12v fosse recarregada 4 vezes em um período de 24 horas.
Sim, eu concordo que pode haver uma descarga vampiro lá. Eu pesquisei e segui alguns tópicos, mas não encontrei os mesmos sintomas. Em relação a essa atualização de software sobre a qual você está falando... Existe alguma informação sobre qual atualização é a responsável por essa mudança? Essa afirmação corresponde às minhas observações.

#5 ·
De que me lembro, a atualização de software mais recente aumenta o período de tempo limite do protetor de bateria auxiliar de uma vez a cada 24 horas para a cada 4 horas. Isso visa mitigar os problemas de bateria de 12V descarregada que os IONIQs parecem sofrer. Seu veículo está fazendo exatamente o que deveria fazer com base no segundo gráfico, ou seja, verificar e aumentar a bateria de 12V a cada 4 horas. Não tenho certeza se vejo alguma descarga de vampiro no segundo gráfico. Tudo parece estabilizar após 2 horas.

#6 ·
Pergunto-me se a sua bateria de 12V já não está a manter a carga muito bem. A minha 38 no momento só faz um topup a cada 24 horas, e estes geralmente duram cerca de 20 minutos, tal como os seus parecem. Ainda não tenho a atualização mais recente para forçar 6 topups por dia, e é muito raro eu ver mais de um topup por dia. Tenho o economizador de bateria de top-up automático ativado. Já fui até 42 horas sem um topup, acho que isto foi uma falha! Esperava um topup, e a voltagem sugere que eu deveria ter recebido um.

Os meus 12V estão geralmente entre 12,6V e 12,5 volts ou um pouco abaixo quando o topup começa.
Se os meus 12V estiverem a 12,6V, o topup diário dura então 20 minutos.
Se os meus 12V estiverem a 12,47V, o topup diário dura 1 hora.
Se os meus 12V estiverem a 12,43V, o topup diário dura 1 hora e 20 minutos.

Por isso, parece que quando o teste de topup é feito, a voltagem é usada para decidir quanto tempo para fazer o topup. A minha bateria foi descarregada para 8,4V duas vezes agora, e provavelmente está danificada. Vi um gráfico de um Kona em boas condições, e este ficou quase exatamente em 13,0V entre os 6 topups por dia que estava a fazer. Por isso, eu esperaria que uma bateria em boas condições estivesse em ou perto de 13V entre os topups, não caindo de 12,9 para 12,6 como a minha faz entre os topups. Sugiro que compre uma bateria nova. A Yuasa faz algumas, eu acredito, mas note que a Delkor que a Hyundai monta é uma bateria de chumbo-ácido simples, NÃO uma bateria AGM! As AGMs querem uma voltagem de carregamento diferente da do chumbo-ácido simples, eu acredito.

#8 · (Edited)
Pergunto-me se a sua bateria de 12V já não está a manter a carga muito bem.
Suspeito que a minha bateria de 12V também esteja danificada, pois após a recarga de 20 minutos ela logo volta para 12,6V ou menos, e se eu acordar o carro por qualquer motivo ele cai para 12,1V, recuperando apenas para cerca de 12,4V antes da próxima recarga.

Provavelmente comprarei uma bateria nova no outono, pois a minha já não tem garantia de 2 anos, mas a substituição não será uma bateria Delkor. Perguntei na minha revisão recente sobre o custo de uma bateria de 12V de substituição, para fornecer e instalar, e me disseram que custaria £180…

O meu Ioniq teve a atualização recente que permite 6 x recargas de bateria de 12V em 24 horas, as minhas leituras do BM2 parecem-se com as do topo deste tópico.

Desde a atualização do software, não consigo encontrar a opção de economia de bateria? Talvez tenha sido removida, ou eu precise visitar a Specsavers… :)

#11 ·
Atualização final: não estava errado.

Como afirmado por alguns membros do fórum e pessoas próximas, o carro estava funcionando corretamente e esse comportamento se devia a uma atualização realizada pela Hyundai.

Meu caso chegou à Coreia, onde disseram que uma atualização do BMS foi feita, que desativou a Opção de Economia de Bateria, mantendo-a travada em ON e carregando a bateria com frequência.
Em carros mais novos, essa opção é removida na fábrica.

Se eu fosse a equipe de desenvolvimento ou o serviço técnico, ficaria envergonhado. Em primeiro lugar, eles removem uma função pela qual você pagou para corrigir uma descarga parasita, em vez de corrigir o problema real. O serviço técnico não está ciente do que faz e não tem conhecimento sobre veículos elétricos.