Hyundai IONIQ Forum banner

Conselhos - autonomia em Ioniq 38 kWh usado

4.2K views 20 replies 8 participants last post by  A bit Ioniq  
#1 ·
Boa noite,

Novo no fórum, tem sido uma fonte de informações muito útil, pois estou planejando minha primeira compra de VE.

Estou muito interessado no Ioniq de 38 kWh e o usarei para uma viagem diária de 52 milhas de e para o trabalho (104 no total). Estarei dirigindo de Londres para Cambridge, Reino Unido. Mistura de estradas de 70 mph, 60 mph e 50 mph. O tempo varia de cerca de -2 graus Celsius nos dias mais frios do inverno a 30 graus Celsius nos mais quentes.

Planejo fazer esta viagem por pouco menos de 2 anos e preciso ser capaz de confiar em uma única carga para ir e voltar.

1. Posso confiar em um Ioniq usado para fazer isso de forma confiável?

2. Que tipo de degradação da bateria / estado de saúde seria razoável, ainda sendo capaz de percorrer essa distância com uma única carga?

Qualquer conselho é apreciado. Obrigado

#2 ·
Eu tive um Ioniq de 28 kWh por pouco mais de 4 anos e comprei um 38 usado em maio. Verifiquei o estado de saúde com um dongle odb2 Bluetooth e o aplicativo EVNotify (o aplicativo precisa ser configurado para ler dados de um Kona para funcionar) antes de me comprometer com a compra. Era um exemplo de 12.000 milhas em uma placa de 70, e com apenas 26 meses, então tinha 100% SOH.

Ele é facilmente capaz de me dar 170 milhas com uma carga desde que o tenho e eu não teria problemas em esperar que ele fizesse sua viagem diária em -5°C. Até agora, com uma média de 5,4 milhas por kWh e sem realmente me esforçar tanto.

Basta verificar o SOH antes de comprar. Tenho a impressão de que uma boa maioria dos Ioniqs, mesmo aqueles com quilometragens bastante altas, têm 100% SOH, ou não muito longe disso. A bateria tem um buffer superior e inferior considerável, por todas as contas, então, eu ficaria feliz com um carro de 100.000 milhas mostrando 95% SOH e ainda estaria confiante em fazer sua viagem diária por 2 anos.

#11 ·
Tive um Ioniq de 28 kWh por pouco mais de 4 anos e comprei um 38 usado em maio.
Como você acha a queda no alcance? No papel, como 33% a mais, isso também está mostrando na vida real?

Eu acho que o meu 28 vai de 80 a 150 milhas, dependendo do clima, com uma média anual de cerca de 110 milhas. Isso reflete suas descobertas e, novamente, como isso se aplica ao 38?

Obrigado

#3 ·
Se você assumisse que tinha apenas 34 kWh, deixando 4 para a sorte, então para descarregá-los em 104 milhas, você teria que obter apenas 3 milhas por kWh. Acho que isso é praticamente inédito em qualquer Ioniq conduzido sensatamente.

Eu voto: "Vá em frente. Você ficará bem e vai gostar de dirigi-lo muito mais do que espera."

#4 ·
Se você assumisse que só tinha 34 kWh, deixando 4 para a sorte, então para descarregá-los em 104 milhas, você teria que obter apenas 3 milhas por kWh. Acho que isso é praticamente inédito em qualquer Ioniq conduzido sensatamente.
Concordo, atualmente estou com uma média de 5,6 mi/kWh, mesmo no inverno em condução mista em autoestrada e cidade, obtenho valores muito altos de 4, se não baixos de 5, também conduzo no modo normal, tenho todos os confortos ligados e acompanho o trânsito.

#6 ·
Obtenha um dongle OBDII (eu uso Viecar 4.0) e o aplicativo Android gratuito EvWatchdog. Verifique se todas as células estão a 0,2 V uma da outra. Veja este tópico para detalhes horríveis.
A poor show

Se as diferenças de célula forem de 0,4 V, talvez elas não tenham sido balanceadas por um tempo, então eu gostaria que o vendedor carregasse o carro até 100% em um carregador AC Tipo 2 de 7kW (não um Rapid, o balanceamento BMS pode não acontecer nesses, não posso ter certeza, mas definitivamente ACONTECE em uma carga SOC de 100% em um carregador AC) e, em seguida, leia as tensões e diferenças das células.
A tensão da célula provavelmente deve corresponder às que postei, mas houve uma atualização do BMS desde então, então pode haver alguma pequena diferença. Você também está procurando por perto de 100% SOH (estado de saúde), mas é um pouco difícil entender algumas das leituras nesses aplicativos!

Se as diferenças de tensão da célula (devem ser no máximo 0,2 V após um balanceamento BMS) forem de 0,4 V, pode ser ok, sugere um pouco de degradação. 0,6 V ou mais, eu iria embora.
CarScanner é outro aplicativo, mais detalhado, mas um pouco mais difícil de configurar e usar.

A autonomia a 100% SOC nesta época do ano deve ser de pelo menos 160 milhas. Qualquer coisa a menos, o cara tem batido nele, eu acho! 150 milhas podem estar ok, eu suponho, nunca vi tão baixo! Eu conto com 170-180 no inverno, 200-210 no verão.

#7 ·
Pode ser uma boa ideia verificar o histórico de serviço e a garantia restante do carro da Hyundai, e obtê-lo por escrito, se possível.
Atualmente, existem duas campanhas de serviço pendentes no meu Ioniq, uma para o problema de reabastecimento do líquido de arrefecimento e outra para a atualização do software da unidade SOS. Houve também uma atualização do BMS em 2021 que resolveu o problema da bateria de 12V descarregada que foi aplicada ao meu Ioniq.
Por isso, pode valer a pena verificar com a Hyundai se existem campanhas de serviço pendentes.
Existem muitos tópicos neste fórum que detalham todas as preocupações levantadas com este modelo.

#8 ·
Falei com o Serviço de Atendimento ao Cliente da Hyundai (número de telefone no site - muito útil) para verificar o status da garantia do fabricante, pois o histórico de serviço não "parecia" perfeito (acho que era um carro pré-registo que ficou armazenado por alguns meses antes da entrega a um cliente de leasing). Acho que isso pode ser mais seguro do que confiar na palavra de um negociante de automóveis, embora eu ficaria feliz se fosse um concessionário Hyundai, mas como diz Leafocaster, "obtenha por escrito".

Certifique-se de que o cabo de carregamento AC e o "carregador Granny" estão incluídos e funcionando.

Caso contrário, acho que você não precisa tratá-lo de forma diferente de outro carro. Faça um test drive e verifique-o com atenção. Usar a AA ou similar para fazer uma inspeção é sempre uma opção se você quiser mais tranquilidade.

#14 ·
if we can eliminate the charging stop after 100miles and do the full trip to the destination it sort of removes my need for DC charging at all.
Sim, exatamente isso. Eu estava preocupado em perder a melhor taxa de carregamento DC do 28, mas a menos que você esteja fazendo o Desafio de 1000 km (ou viagens de comprimento semelhante), isso não importa tanto. Até agora, descobri que (pelo menos no verão) a taxa de carregamento DC no meu 38 tem sido rápida o suficiente. Eu gostaria que fosse mais como 70kW, mas vi 48 kW e não caiu tão cedo quanto eu pensava. A autonomia extra inicial compensa para o meu caso de uso.

#15 ·
Uau, obrigado pessoal por todas essas respostas úteis. É realmente ótimo saber que a autonomia é tão confiável e impressionante. @VERYblue28 você também pode perguntar sobre recalls pendentes / problemas de serviço, como os problemas de líquido de arrefecimento e o serviço sos na linha de atendimento ao cliente da Hyundai?

Um pouco sem relação, como vocês acham o ACC e a assistência de manutenção de faixa em condições de pouca visibilidade, ou seja, chuva ou escuro?

#16 ·
@VERYblue28 você também pode perguntar sobre recalls pendentes / problemas de serviço, como os problemas de líquido de arrefecimento e o serviço sos na linha de atendimento ao cliente da Hyundai?
Não tenho certeza, mas é possível. Já vi alguém postar uma URL no fórum que pode ser usada para verificar recalls. Não acho que isso confirme se há algum pendente em um veículo específico (apenas se for afetado), mas verifiquei após a compra. Acho que ainda preciso do recall do botão SOS. Devo verificar isso.

Você provavelmente precisa do número VIN para verificar os recalls, se a memória não me falha.

#18 ·
Eu já vi alguém postar uma URL no fórum antes que pode ser usada para verificar os recalls. Não acho que isso confirme se há algum pendente em um veículo específico (apenas se ele for afetado), mas eu verifiquei após a compra. Acho que ainda preciso do recall do botão SOS. Preciso verificar isso.

Você provavelmente precisa do número do VIN para verificar os recalls, se a memória não me falha.
Verifique seu VIN aqui

#19 ·
Para responder à pergunta original, eu tenho um Ioniq e sim, você vai conseguir confortavelmente.

Esses carros não sofrem muito com a degradação da autonomia. Talvez você possa verificar o estado de saúde com um dongle quando comprar, mas se você tivesse um com qualquer perda significativa de autonomia com menos de 80.000 milhas, isso seria muito azar. O meu está com pouco mais de 53.000 km e o estado de saúde caiu este mês de 100,0% para 99,4%.

#20 ·
Onde você precisa de assistência de faixa, ou seja, nas curvas, as linhas estão desgastadas, então o carro não pode ajudar. Eu fui para o Comma 2 e ele dirige o carro sem marcações, na neve, em estradas de cascalho, etc. Sem as mãos no volante... É um dispositivo incrível e meu próximo carro também deve ser compatível com um piloto automático aftermarket.

Desculpe, apenas em sueco, mas dê uma olhada, em 4min20seg por exemplo.... vai muito bem.

#21 ·
Boa noite,

Novo no fórum, tem sido uma fonte de informações muito útil, pois estou planejando minha primeira compra de EV.

Estou muito interessado no Ioniq de 38kwh e o usarei para uma viagem diária de 52 milhas de e para o trabalho (104 no total). Estarei dirigindo de Londres para Cambridge, Reino Unido. Mistura de estradas de 70 mph, 60 mph e 50 mph. O tempo é de cerca de -2 graus centígrados nos dias mais frios do inverno a 30 graus centígrados nos mais quentes.

Pretendo fazer essa viagem por pouco menos de 2 anos e preciso ser capaz de confiar em uma única carga para ir e voltar.

1. Posso confiar em um Ioniq usado para fazer isso de forma confiável?

2. Que tipo de degradação da bateria / estado de saúde seria razoável, ainda sendo capaz de percorrer essa distância com uma única carga?

Sugiro manter o carro conectado durante a noite nos meses mais frios e pré-aquecer a cabine. Acho que isso ajuda a acordar a bateria no inverno e tornar o carro mais eficiente no início. Percebo uma queda de 1 a 2 milhas por KW se as baterias não estiverem quentes no início.