No fim de semana passado, após 3 anos e 25 dias de posse, o meu IONIQ 28 kWh finalmente atingiu os 100.000 km. Teria chegado lá um pouco mais cedo, mas já sabe --> COVID. São os melhores 100.000 km que já conduzi. Até à data (tocando na madeira) não tive problemas, exceto um botão de bloqueio externo do lado do condutor que falhou, o qual foi substituído ao abrigo da garantia.
O veículo ainda anda como no dia em que o comprei. Suave, silencioso e surpreendentemente enérgico para o seu modesto motor de 118 cv. Aqui estão algumas estatísticas que outros proprietários podem achar interessantes.
Custo total de operação = CA$ 3.765
Custo total de manutenção = CA$ 393 (envio-o a cada 24.000 km)
Custo total de carregamento = CA$ 3.372 (1.419 eventos)
Custo total de carregamento DCFC = CA$ 90 (40 eventos, 18 eventos grátis)
Custo total de carregamento doméstico = CA$ 1.547 (1.133 eventos)
Taxa média de carregamento doméstico = CA$ 0,11/kWh (incluindo todas as taxas de entrega, sobretaxas, impostos, etc.)
Custo médio de funcionamento = CA$ 3,77/100 km (comparado com o meu Toyota Yaris anterior a CA$ 9,68/100 km)
Poderia ter reduzido significativamente os meus custos operacionais se conseguisse aceder a algum carregamento L2 gratuito conveniente. Infelizmente, não há carregador aqui onde trabalho e, por isso, a grande maioria do meu carregamento é feito em casa. Ainda assim, com base no meu veículo anterior, poupei quase 6.000 dólares em gasolina em 3 anos.
Não parece ter qualquer perda de autonomia ou degradação da bateria notável, como evidenciado pelo gráfico de autonomia estimada máxima em anexo. E o EVNotify ainda relata 100% SOH. (Embora, para ser justo, não faço ideia de como a aplicação determina isso e pode não ser real). Curiosamente, a variação sazonal na autonomia máxima devido à temperatura e às condições da estrada é claramente visível no gráfico (Vancouver, BC, Canadá).
Continuo com os pneus originais, mas já estão quase no fim (aprox. 4 mm de profundidade do piso restante). Felizmente, estou a entrar na estação seca e posso usá-los em segurança até ao limite legal de desgaste de 3,5 mm, o que provavelmente será no início do verão.
Coisas de que não gosto, que me incomodam, irritam ou que poderiam ser melhoradas:
O que eu adoro:
, caso em que o M3 tem vantagem acima de 120 km/h).
** O meu amigo adora o seu ecrã grande M3 e a quase total falta de botões e mostradores no cockpit. Mas para mim, alguns dispositivos de controlo direto ajudam-me a manter os olhos na estrada. (Os meus filhos comentaram que é só porque sou velho).
Em resumo, como deve ter notado, estou extremamente satisfeito com a minha escolha. Tenho de admitir que foi um pouco de fé na altura, mas estou tão contente por o ter feito. Ansioso por mais 100.000 km sem problemas.
OB
O veículo ainda anda como no dia em que o comprei. Suave, silencioso e surpreendentemente enérgico para o seu modesto motor de 118 cv. Aqui estão algumas estatísticas que outros proprietários podem achar interessantes.
Custo total de operação = CA$ 3.765
Custo total de manutenção = CA$ 393 (envio-o a cada 24.000 km)
Custo total de carregamento = CA$ 3.372 (1.419 eventos)
Custo total de carregamento DCFC = CA$ 90 (40 eventos, 18 eventos grátis)
Custo total de carregamento doméstico = CA$ 1.547 (1.133 eventos)
Taxa média de carregamento doméstico = CA$ 0,11/kWh (incluindo todas as taxas de entrega, sobretaxas, impostos, etc.)
Custo médio de funcionamento = CA$ 3,77/100 km (comparado com o meu Toyota Yaris anterior a CA$ 9,68/100 km)
Poderia ter reduzido significativamente os meus custos operacionais se conseguisse aceder a algum carregamento L2 gratuito conveniente. Infelizmente, não há carregador aqui onde trabalho e, por isso, a grande maioria do meu carregamento é feito em casa. Ainda assim, com base no meu veículo anterior, poupei quase 6.000 dólares em gasolina em 3 anos.
Não parece ter qualquer perda de autonomia ou degradação da bateria notável, como evidenciado pelo gráfico de autonomia estimada máxima em anexo. E o EVNotify ainda relata 100% SOH. (Embora, para ser justo, não faço ideia de como a aplicação determina isso e pode não ser real). Curiosamente, a variação sazonal na autonomia máxima devido à temperatura e às condições da estrada é claramente visível no gráfico (Vancouver, BC, Canadá).
Continuo com os pneus originais, mas já estão quase no fim (aprox. 4 mm de profundidade do piso restante). Felizmente, estou a entrar na estação seca e posso usá-los em segurança até ao limite legal de desgaste de 3,5 mm, o que provavelmente será no início do verão.
Coisas de que não gosto, que me incomodam, irritam ou que poderiam ser melhoradas:
- Os toques de arranque - é emocionante na primeira vez e inútil depois disso
- Incapacidade de definir o nível de regeneração 0 como padrão (posso escolher qualquer outro nível - 1, 2 ou 3, mas não 0)
- Incapacidade de definir uma percentagem máxima de carga da bateria (no meu modelo - acredito que os de 2020 podem)
- Incapacidade de ver a temperatura da bateria no painel (grande falha/omissão, se me pergunta)
- Sem definição automática para os limpa para-brisas - adoraria isso (talvez outros acabamentos/modelos o tenham, o meu não tem)
- Janela traseira dividida - estou habituado e não me incomoda, mas preferia não ter a barra
- Motor de baixa potência. É ótimo até 40 km/h, mas depois disso desvanece-se rapidamente. Ainda assim, com apenas 88 kW (118 cv), ele bate acima do seu peso. 120 kW teriam sido perfeitos.
- Sem condução mãos-livres (no meu modelo)
- Autonomia ligeiramente limitada (Num mundo perfeito, o meu IONIQ teria mais 100 km de autonomia - mas isso não estava disponível na minha gama de preços quando o comprei)
- Sem acesso à rede de super carregadores (mas outras redes estão a melhorar)
O que eu adoro:
- Passar por postos de gasolina
- Sem emissões (e ainda melhor, o meu fornecedor de eletricidade local é mais de 90% renovável)
- O silêncio
- É tão suave (sem vibrações do motor)
- A aparência (este carro é realmente bonito) e não é "estranho" (Leaf e Prius)
- A sua eficiência (Veículo de produção mais eficiente de sempre - no mundo real)*
- Bancos (super confortáveis)
- Carregamento rápido (69kW) - um verdadeiro líder mundial para veículos económicos na altura em que foi lançado
- Custos operacionais mínimos
- Disposição do cockpit (pessoalmente não sou fã do conceito minimalista da Tesla)**
- A bomba de calor (CCP canadiano)
- Conversar com proprietários de veículos ICE sobre veículos elétricos - é incrível ver como as atitudes mudam com algum diálogo amigável e sem julgamentos
** O meu amigo adora o seu ecrã grande M3 e a quase total falta de botões e mostradores no cockpit. Mas para mim, alguns dispositivos de controlo direto ajudam-me a manter os olhos na estrada. (Os meus filhos comentaram que é só porque sou velho).
Em resumo, como deve ter notado, estou extremamente satisfeito com a minha escolha. Tenho de admitir que foi um pouco de fé na altura, mas estou tão contente por o ter feito. Ansioso por mais 100.000 km sem problemas.
OB