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Quando a voltagem de uma bateria de 12V diminui para um único dígito, ela já sofreu danos irreparáveis em seu Estado de Saúde (SOH).
No início deste ano, minha bateria de 12V estava em 3,2V. Após uma partida auxiliar da AAA, meu técnico da Hyundai disse que a bateria não foi aprovada para uma substituição na garantia, pois o equipamento de teste mostrou que estava OK.
Não surpreendentemente, a bateria falhou novamente, mas ao retornar à concessionária, foi declarado que ela ainda era classificada como "boa". Felizmente, a concessionária substituiu a bateria por conta própria.

Embora eu não tenha dúvidas de que alguns dos problemas incidentais de 12V observados por alguns proprietários de EVs não têm nada a ver com a qualidade inerente da bateria (hardware, software, comportamento do usuário, complementos, sondagem, etc.), eu adoraria saber quais critérios são usados para uma bateria "boa". Qual é a melhor maneira de testar isso por mim mesmo, independentemente da concessionária?
 
@stressless-1

A VCU de bordo é usada para avaliar a saúde da bateria de 12V.
Para uma avaliação precisa, é crucial evitar dar partida no veículo com cabos, apesar de quaisquer desafios enfrentados pelo operador do reboque. Isso garante que o departamento de serviço possa avaliar, documentar, observar e relatar o problema de forma eficaz ao departamento de reclamações de garantia.
Além disso, a captura de vídeos usando um multímetro e o fornecimento de informações precisas de voltagem servem como evidência valiosa para apoiar as reclamações de garantia por meio do relato do proprietário ao centro de serviço.
Dessa forma, o departamento de serviço tem mais evidências para fornecer para as reclamações de garantia, levando a uma resolução e aprovação mais rápidas, e eliminando falsos positivos sobre a leitura da bateria de 12V ainda estar boa quando, na realidade, ela está exausta para uma voltagem de um dígito.
 
Caso o operador necessite de um arranque auxiliar, deve ser aconselhado a utilizar uma bateria temporária de 12V para dar partida no veículo. Este processo envolve a remoção dos terminais da bateria do veículo, garantindo que a bateria do veículo afetado permaneça intacta e que os terminais da bateria de 12V também sejam desconectados.
Ao seguir este procedimento, o processo de avaliação será simplificado tanto para o proprietário quanto para o departamento de serviço, facilitando uma reclamação de garantia válida para a substituição da bateria de 12V, se necessário.
 
Se o kit de análise de bateria do concessionário não consegue detectar danos como este, mesmo após uma partida e talvez o carro recarregar a bateria por um tempo, então sugiro que este kit não é adequado para o propósito e precisa de um kit mais sofisticado. Ou talvez executar o teste de partida a frio por um período mais longo? Eles não podem testar a bateria no modo autônomo e não simplesmente confiar no VCU do carro? Por que o VCU não notou essas falhas relatadas aqui?
 

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Parece bastante abrangente, com o registo de 30 dias. Como é possível que a bateria stressless-1 mencionada na publicação nº 41 acima passe no teste, quando chegou a 3,2 V? Felizmente, não é o meu problema!
 
...é crucial evitar dar a partida no veículo com cabos...
@HKtech
Obrigado pela explicação detalhada. Eu simpatizo com os técnicos de serviço da H.

Na minha opinião, como uma questão prática, se dar a partida com cabos puder anular a garantia da bateria:

a) Estou disposto a correr esse risco se ficar encalhado, pois o transtorno – entrar em contato e se comunicar com a H. para agendar uma empresa de serviços de emergência, reboque para, ir para casa, esperar por uma consulta com o revendedor – é muito maior
b) Essa ressalva realmente deveria estar em algum lugar enterrada nas centenas de páginas dos três manuais que vêm com o veículo
 
O carro não tem algum tipo de registo do que a voltagem/SOH da bateria tem sido num período recente? Seria interessante saber o que é feito com a informação sofisticada capturada pelo sensor de corrente especial ligado ao terminal - da bateria de 12V.
Se o carro estivesse a registar continuamente, então seria suficientemente inteligente para fechar o conjunto do relé de potência e carregar a bateria a partir do conversor DC-DC no momento em que começasse a ficar muito baixa. Os comportamentos que todos vimos sugerem que o carro só acorda e cheira periodicamente para decidir se deve ou não carregá-la enquanto o veículo está desligado.

É por isso que acho que foi um erro da Hyundai jogar o jogo do 'carregador inteligente' com o conversor DC-DC, e eles deveriam tê-lo projetado para emitir uma voltagem de carga flutuante de 13,8V em todos os momentos, como um bom alternador à moda antiga. O carro não tem ideia do que aconteceu com a bateria no tempo em que esteve desligado e não prestou atenção, por isso não tem dados suficientes para saber o que a bateria realmente precisa para a 'carregar inteligentemente' enquanto o veículo está ligado. Em teoria, o carregamento inteligente prolonga a vida útil da bateria de 12V, mas a maioria de nós está a obter uma vida útil pior do que os veículos atuais da Hyundai ICE + alternador que embalam tecnologia de infoentretenimento e Bluelink semelhantes. Considero que isso prova que a abordagem de 'carregamento inteligente' da Hyundai para a bateria de 12V nos seus EVs é uma falha.
 
Então, de volta do concessionário. A bateria foi "condenada" e substituível sob garantia. Curiosamente, a Hyundai UK estava sem estoque, então conseguimos uma alternativa. Apenas optamos por chumbo-ácido inundado padrão. Pensei que o software no carro seria perfilado para isso, em vez de AGM ou LiFePo4.

Eles também reinstalaram o BM-2 e parece muito mais estável. O lado esquerdo do gráfico mostra as falhas de alguns dias atrás. O lado direito é durante a noite no concessionário e a viagem para casa hoje.

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Este problema não é apenas da Hyundai, muitas pessoas em todo o mundo de veículos elétricos estão relatando o mesmo problema, incluindo este site para gerenciamento de frota. Por enquanto, parece ser apenas um "custo de propriedade", mas não um que todos esperávamos, dada a tecnologia de tração elétrica de alta tecnologia.

Acho que a questão será adiada por alguns anos - 3 anos de garantia na nova bateria (Lucas). Pergunto-me quanto tempo levará até que os fornecedores de baterias excluam os EVs de suas garantias ou casos de uso suportados?
 
Então, de volta da concessionária. A bateria foi "condenada" e substituível sob garantia. Engraçado o suficiente.....

<snip>
Restabeleci o Bluelink e o ma-1, pois parece que a falha foi a bateria - embora possivelmente levada ao limite pelo software de carregamento, possivelmente respondendo a todos os aparelhos e bugigangas que descarregam a bateria.....mas - conveniência, ora pois!
 
Parâmetros coletados pela pequena caixa BMS no terminal negativo da bateria de 12V (30 dias atrás) no anexo.
Interessante, obrigado, eu tinha perdido isso antes!

A lista de modelos afetados naquele documento me faz suspeitar que o módulo no terminal negativo das baterias de chumbo-ácido encontradas no Ioniq clássico não é tão avançado:

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Eu gosto que ele realmente meça a 'corrente escura', pois o BM2 que muitas pessoas aqui têm usado só registra a voltagem da bateria, não a corrente.

Curiosamente, ele não parece registrar a voltagem, embora eu imagine que ele também tenha que medir isso para determinar o estado de saúde. A relação entre a corrente de saída e a curva de voltagem de descarga é realmente o cerne da determinação do verdadeiro estado de saúde da bateria, e algo que eu adoraria ver de um dispositivo de registro do mercado de reposição como o BM2. É por isso que eu não me dei ao trabalho de investir em um BM2, pois ele só pinta metade do quadro, capturando apenas um registro de voltagem.
 
@stressless-1
…é crucial evitar dar a partida no veículo com cabos, apesar de quaisquer desafios enfrentados pelo operador de reboque.
Caso o operador necessite de uma partida, ele deve ser aconselhado a usar uma bateria temporária de 12V para dar a partida no veículo. Este processo envolve a remoção dos terminais da bateria do veículo, garantindo que a bateria do veículo afetado permaneça intacta e que os terminais da bateria de 12V também sejam desconectados.
Alguém que precise fazer o carro pegar ou ser rebocado realmente faria isso? Parece muito duvidoso para mim; tenho certeza de que eu não faria.
 
ashin,

Obrigado pela sua postagem atenciosa e detalhada. Eu também tenho sido atormentado por perdas de energia fantasmas em intervalos regulares, conforme mostrado no gráfico abaixo. Cada vez que a perda de energia termina, o nível de energia da bateria é, claro, reduzido.

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No dia mostrado, coloquei o carro duas vezes no modo utilitário para forçar a bateria a carregar. Como o gráfico mostra, o nível de carga da bateria aumentou o nível de energia, no entanto, não teve efeito sobre as perdas de energia fantasmas.

Naquela noite, li sua postagem e, subsequentemente, entrei online e alterei a senha da minha conta MyHyundai. Então, conectei o carro para carregá-lo durante a noite.

Como mostra o gráfico seguinte, o carro continuou a carregar até a manhã seguinte. (Não consigo explicar a queda de tensão de uma hora entre 1h00 e 2h00.) Após o término da carga, as perdas de energia fantasmas continuaram por duas horas e depois cessaram. Eu estava extasiado.

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Pensei que o problema havia sido resolvido. Fiz alguns recados depois do meio-dia e depois que voltei e fiquei estacionado por um tempo, percebi, infelizmente, que o problema continuava.

Novamente, brinquei com o modo utilitário. Novamente, não obtive resultados satisfatórios. Em desespero, excluí o aplicativo blue link do meu telefone.

Este é o resultado até agora hoje:

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Está resolvido? Acho que o tempo dirá.
Só 😲 wow
 
Este é o meu primeiro post neste fórum, pensei que ao compartilhar nossa aventura com a bateria de 12v poderíamos potencialmente ajudar alguns outros proprietários do Ioniq 5

Compramos nosso Ioniq 5 2023 Limited AWD em julho de 2023. A partir de outubro (4 meses depois), começamos a ter problemas com a bateria de 12v. Ela morria se eu não dirigisse o carro por um ou dois dias. Comprei um carregador portátil e sobrevivi por alguns meses com isso. Mas em dezembro, ela estava morrendo quase a cada 6-8 horas. Eu nunca via a luz amarela (bateria de 12v sendo carregada pela bateria grande) neste momento. A bateria de 12v só estava sendo carregada quando estávamos dirigindo o carro. Os monitores de bateria mostravam uma tendência consistente de quedas horárias, a bateria se recupera após 5-10 minutos, mas não totalmente ao nível original e, eventualmente, quando isso acontece vezes suficientes seguidas, ela derrubava a bateria para < 10v e o carro morria. Sem câmeras no painel ou outras modificações pós-venda, nem mesmo cabos USB conectados.

Depois de passar semanas ao telefone com a concessionária implorando para conseguir um agendamento, finalmente consegui uma consulta antes do Natal e deixei o carro. A concessionária realizou o reparo do ICCU + substituiu a bateria antiga. Eles pareciam bastante confiantes de que o recall do ICCU poderia resolver o problema. Pegamos o carro de volta depois de alguns dias e coloquei meu monitor de bateria de volta. A bateria parecia muito mais saudável, até vi a luz indicadora amarela de carregamento da bateria de 12v de volta algumas vezes. Mas em um ou dois dias, o monitor da bateria confirmaria que as quedas de tensão não haviam sumido - elas ocorriam com muita regularidade em um intervalo de uma hora ou mais, às vezes várias vezes em uma hora. Mas como tínhamos a bateria mais nova, estávamos apenas lidando com essas quedas de tensão um pouco melhor. No final de janeiro de 2024 (1 mês depois de receber a bateria nova da concessionária), eu estava vendo a bateria de 12v cair para 11,2-11,3v depois de ficar estacionada durante a noite na garagem. Ficou bem claro que a bateria nova morreria em mais um ou dois meses.

A minha experiência com a concessionária foi bastante negativa, eles me fizeram esperar semanas quando viver com o carro era quase um perigo. E após a eventual manutenção, eles não esclareceram por que essa nova bateria de 12v resolveria o problema subjacente ou o que estava causando essa descarga fantasma de energia em intervalos tão regulares. Lembro-me de ver postagens sobre a ativação frequente do Bluelink causando a degradação da bateria de 12v - mas também tinha certeza de que a Hyundai afirmou que resolveu esse problema limitando o número de solicitações remotas que podem ser feitas por um aplicativo Bluelink a um número fixo por dia. Mas, neste momento, eu estava pronto para tentar qualquer coisa sensata, então fui em frente e saí do aplicativo Bluelink e alterei minha senha do Bluelink em 7 de fevereiro.

Aqui está o meu gráfico do monitor da bateria nos últimos 15 dias. As quedas horárias de 12v pararam quase imediatamente, naquela mesma noite o conversor DC para DC entrou em ação e carregou a bateria de 12v por um tempo naquela noite (e muitas outras vezes desde então), o que eu só tinha visto uma vez desde que recebi a nova bateria de 12v.

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Nos últimos 4 dias as coisas têm parecido muito melhores, espero não estar estragando tudo 🤞

Não sou especialista na tecnologia subjacente para gerenciar o aplicativo e as ações remotas, mas por que uma verificação de status consumiria tanta tensão, está além de mim. Fiz duas ações ao mesmo tempo (ou seja, sair da conta Bluelink no meu telefone e alterar a senha) Não tenho certeza se uma dessas ações teria sido suficiente.

De qualquer forma, pensei em compartilhar. Postarei uma atualização em mais algumas semanas.
Teve a mesma situação e depois da terceira vez (2 recalls, ICCU substituído duas vezes, bateria nova) e depois finalmente uma semana na concessionária, eles disseram para mudar minha senha, o que me desconectaria de todos esses programas. Dois que eu sabia que estavam pesquisando o carro eram do recorrente (por outras postagens, recorrente não pesquisa mais com frequência - quem sabe) e da minha empresa de eletricidade. Sem problemas agora há dois meses. Instalei o BM2 e monitorei a atividade e concordo praticamente com tudo o que vejo nessas postagens. Recebi um e-mail da minha concessionária pedindo para conceder a eles acesso ao meu carro via senha da Hyundai. E, veja só, a cada hora o carro estava sendo pesquisado e vi uma queda na minha tensão e um curto ciclo de recarga. Depois de cerca de 10 desses ciclos, então ocorreu uma recarga importante. De qualquer forma, então alterei minha senha e a pesquisa parou e a atividade da bateria está "normal". Lidarei com a empresa de eletricidade em uma data posterior. Eu tinha cerca de 8 aplicativos diferentes do sistema de carregamento no meu telefone quando tudo isso começou e não sei qual, se algum, também pode ter estado pesquisando o carro. Vou monitorar e instalar um aplicativo de cada vez e descartar os ruins. MAS, tendo dito tudo isso - Positivo - A concessionária tem sido boa - Negativo - Situação terrível em primeiro lugar --- Design/software ruim ou o que for --- Você tem todo esse poder disponível para o motor de tração e não consegue descobrir uma maneira de utilizá-lo??? RUIM! Se não fosse pelo fato de eu amar meu 24 Ioniq 5 AWD, eu teria aberto um processo por defeito. Espero que tudo isso esteja para trás de mim. Sinto muito por todos que estão passando pelo mesmo.
 
Acabei de lidar com os temidos 12V mortos hoje, pela primeira vez em 9 meses com o carro, e todas as atualizações de recall são aplicadas.

Liguei para a AAA para conseguir um jump, pois meu jump pack estava no porta-malas (boa jogada, Rob), a AAA disse que não tinha ninguém que pudesse dar um jump start em um EV! Então fiz uma solicitação através da Hyundai, eles ligaram e disseram que a AAA afirma que não tem ninguém na área que possa dar um jump start em EVs. Ugh! Parece que é preciso uma educação séria!

Um amigo apareceu com um carregador de 12V que tinha capacidade de jump start, bam! Novo em folha. Fui à Auto Zone para testar a bateria, ela estava 100% carregada e indicava estar saudável. Acho que 10-15 milhas de direção é tudo o que é necessário?

Lição aprendida, o jump pack vai para o frunk, ou talvez o console central.
 
Acabei de lidar com o temido 12V morto hoje, pela 1ª vez em 9 meses com o carro, e todas as atualizações de recall são aplicadas.

Liguei para a AAA para conseguir um jump, pois meu jump pack estava no porta-malas (boa jogada, Rob), a AAA disse que não tinha ninguém que pudesse dar um jump em um EV! Então fiz uma solicitação através da Hyundai, eles ligaram e disseram que a AAA afirma que não tem ninguém na área que possa dar um jump em EVs. Ugh! Parece que é preciso uma educação séria!

Um amigo apareceu com um carregador de 12V que tinha capacidade de jump start, bam! Novo em folha. Dirigi até a Auto Zone para testar a bateria, ela estava 100% carregada e indicava saudável. Acho que 10-15 milhas de direção é tudo o que é necessário?

Lição aprendida, o jump pack vai para o frunk, ou talvez o console central.
Algo parece errado aqui. 12v morto, mas testado saudável? AGM ou chumbo-ácido inundado? Se este último, matá-lo uma vez geralmente não é totalmente recuperável. Alguma informação sobre por que o 12v morreu com você?
 
Something seems amiss here. Dead 12v but tested healthy? AGM or flooded lead acid? If the latter, killing it once usually is not fully recoverable. Any insight as to why the 12v died on you?
Eu concordo, parece quase que o carro entrou em sono profundo e precisou de um choque para acordar. Tive várias ocasiões em que ele não responde ao chaveiro, mas tocar na maçaneta destrava o carro. Isso também parece um sono profundo, mas desta vez, nada o acordou, exceto o salto.

Depois que o coloquei para funcionar, dirigi até a AutoZone e mandei testá-lo, cerca de 10-15 milhas. Isso parece um pouco rápido para a bateria se recuperar totalmente. É a bateria original, então chumbo-ácido.
 
Tenho um I5 SEL de 2023 e comecei a ter problemas de 12V depois de alguns meses de uso. Em 3 visitas separadas à concessionária, instalei as atualizações de software e uma nova bateria de 12V, tudo em vão. Finalmente, na minha 3ª visita, foi determinado que havia um vazamento lento através do console de controle do painel de instrumentos. Eles substituíram toda a unidade (sob garantia) e, há 3 meses, não há mais problemas de condução de 12V. Meu carro liga todos os dias. Boa sorte com o seu.
 
Eu tenho um I5 SEL 2023 e comecei a ter problemas de 12V depois de alguns meses de uso. Em 3 visitas separadas à concessionária, eu instalei as atualizações de software e uma bateria nova de 12V, tudo em vão. Finalmente, na minha 3ª visita, foi determinado que havia um vazamento lento através do console de controle do painel de instrumentos. Eles substituíram toda a unidade (sob garantia) e, há 3 meses, não há mais problemas de condução de 12V. Meu carro liga todos os dias. Boa sorte com o seu.
O revendedor especificou a posição do fusível que controla o console de controle de instrumentos?
 
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